Justiça determina que pensionistas sejam impedidos de votar nas eleições do SINPOLPI
Na decisão, a juíza responsável afirma que "o pensionista não possui o direito a se associar a sindicato profissional sem pertencer a essa categoria"O Ministério Público do Trabalho entrou com uma ação civil pública no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI), com pedido de tutela provisória de urgência antecipada, contra o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Piauí (SINPOLPI).
O autor da ação requer que o sindicato inclua na lista de votantes os policiais civis que cumpriram todos os requisitos para votar no pleito marcado para o dia 18 de setembro de 2020, mas que não foram incluídos pela organização como violação ao estatuto sindical. Além disso, a ação pede que os associados ilegítimos sejam retirados da mesma lista de votantes.
O autor da demanda alega que o sindicato está impedindo a associação de policiais da ativa, impondo condições muito rígidas para efetivar a filiação sindical, além estipular longos prazos para o reconhecimento da associação efetiva. O autor também alega que o sindicato inclui pensionistas entre seus associados, pessoas que, a rigor, não podem fazer parte do quadro por não serem policiais civis.
Na decisão, a juíza titular da 1ª Vara do Trabalho de Teresina, Dra. Thania Maria Bastos, determinou que sejam excluídos da lista de votação os nomes dos associados pensionistas que lá constam e incluídos os nomes dos policiais civis mencionados na ação.
"O pensionista não possui o direito a se associar a sindicato profissional sem pertencer a essa categoria, de forma que uma vez não podendo participar do sindicato não tem como poder votar em suas eleições e decidir quem são os representantes da categoria", afirmou a magistrada em sua decisão.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
- Política Silvio Mendes confirma inscrição da prefeitura no cadastro federal de devedores: "a situação é dramática"
- Segurança Pública Vereadora eleita em Teresina é companheira de alvo da Operação Denarc 64
- Segurança Pública Polícia recaptura mais dois fugitivos da Penitenciária Irmão Guido; 13 ainda estão foragidos
- Segurança Pública Acusado de homicídio é preso após 32 anos foragido; vítima foi morta na frente da filha com 17 facadas
- Segurança Pública Motorista de aplicativo pula de carro em movimento após ser sequestrado em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Justiça Conselho Nacional de Política Criminal Penitenciária estabelece novas regras para o exame criminológico
- Geral Advogados denunciam fraude com robôs e estrangeiros em enquete do Portal 180 Graus
- Geral Jovem de 20 anos é morto ao tentar proteger mãe de agressor armado em Ipiranga do Piauí
- Segurança Pública Empresários são presos em Teresina acusados de lavar dinheiro para facção
- Política Sílvio Mendes vai assumir a prefeitura com débito de R$ 800 milhões, revela relatório da equipe de transição