Laboratório do HGV em Teresina passa a realizar exame necessário para transplantes
A medida vai dar mais segurança ao paciente transplantado e é o primeiro passo para o início do transplante hepático no HGVPela primeira vez, o Hospital Getúlio Vargas (HGV ) passa a realizar a dosagem dos níveis de imunossupressores utilizadas para suprimir a rejeição de transplante de órgãos autólogos. A medida vai dar mais segurança ao paciente transplantado e é o primeiro passo para o início do transplante hepático no HGV.

Para o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, a implantação do exame é um avanço para a realização de transplantes no hospital, “pois os imunossupressores quando administrados em doses elevadas podem causar neurotoxicidade e nefrotoxicidade, por isso, a necessidade de fazer o controle da concentração no sangue.
“Anteriormente, o HGV encaminhava o exame para um laboratório terceirizado para o acompanhamento dos níveis de imunossupressores em pacientes transplantados, agora poderá ser feito aqui mesmo”, explica o diretor.
Para a coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas do HGV, Lilibeth Sales, a monitorização dos níveis séricos dos imunossupressores é fundamental para o ajuste da dose, evitando rejeição do órgão e evitando também toxicidade no organismo do paciente.
“ O laboratório do HGV passa a fazer essa dosagem sérica que beneficiará diretamente os pacientes transplantados renais e também será importante para viabilizar o início do programa de transplante hepático no HGV”, destaca a biomédica.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Charles Silveira retorna ao comando da Fundação Municipal de Saúde
-
Justiça Cabo da PM vai novamente para o banco dos réus por aplicar golpes em outros policiais em Teresina
-
Geral Veja como será o funcionamento do comércio em Teresina durante o Carnaval
-
Justiça Ex-assessor do TJ-PI revela planilha com mais de 100 processos e nomes de advogados parceiros em esquema de fraude
-
Segurança Pública DHPP faz buscas para prender acusada de matar e atear fogo em mulher na Vila Irmã Dulce
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Justiça determina promoção de sargento da PM-PI à Oficial após omissão do Estado
-
Geral Whindersson Nunes é internado em clínica psiquiátrica em São Paulo
-
Segurança Pública DHPP indicia acusado de matar e enterrar homem no quintal de casa em Teresina
-
Justiça Ex-assessor do TJ-PI revela planilha com mais de 100 processos e nomes de advogados parceiros em esquema de fraude
-
Política Com apenas 1 mês de mandato como vereador, Eduardo Draga Alana já articula candidatura a deputado estadual