Lacen recebe dois novos extratores e aumenta a capacidade de realização de testes para COVID-19

Em média, o laboratório realiza cerca de 800 mil exames por dia, com os novos aparelhos a capacidade vai aumentar

Nessa quarta-feira (20/01), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que adquiriu dois novos extratores automáticos de RNA/DNA para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que vai aumentar a capacidade técnica de exames da COVID-19 tipo RT-PCR.

Foto: Divulgação/LacenLaboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen)
Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen)

Em média, o laboratório realiza cerca de 800 mil exames por dia, com os novos aparelhos a capacidade vai aumentar. O tempo de entrega, dos exames realizados para o diagnóstico do Novo Coronavírus, é de 48 horas, mas devido ao aumento do número de testes, neste início de ano, o prazo foi estendido para 72 horas.

O laboratório funciona 24 horas, sete dias por semana. Na unidade são realizados os testes de RT-PCR, que tem como objetivo diagnosticar a doença por meio da detecção do material genético do Novo Coronavírus na amostra examinada, ele é classificado como padrão ouro na detecção do vírus.

O Lacen também realiza o teste sorológicos de anticorpos para COVID-19 por quimioluminescência, metodologia que possui sensibilidade e especificidade maior do que o teste rápido.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí também realiza o teste sorológicos de anticorpos para COVID-19 por quimioluminescência, metodologia que possui sensibilidade e especificidade maior do que o teste rápido.

O exame, feito através de amostras de sangue, detecta a presença de anticorpos IgM e IgG, formando um perfil sorológico para saber se a pessoa testada já esteve em contato com o vírus ou não.

Fonte: JTNEWS com informações da Sesapi

Comentários