Lacen Recebe Reconhecimento de Excelência em Qualidade na Área de Saúde

Certificação do Programa de Avaliação Externa da Qualidade destaca o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga como referência nacional em diagnósticos precisos

O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen) conquistou mais uma certificação de excelência, desta vez pelo Programa de Avaliação Externa da Qualidade para Laboratórios da Rede do Departamento de DST Aids e Hepatites Virais. A certificação abrange uma ampla gama de testes, incluindo sorológicos para hepatites virais, HIV e sífilis, testes moleculares de carga viral do HIV, vírus das hepatites B e C, genotipagem do HIV e contagem de células CD4/CD8.

Foto: Divulgação/LacenLaboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen)
Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen)

O diretor do Lacen, Fabrício Amaral, destaca a importância do reconhecimento para a população e a saúde pública do Piauí, ressaltando que o resultado classificado como 'Excelente' em dezembro de 2023 posiciona o laboratório como referência na Rede Nacional de Laboratórios de Quantificação da Carga Viral do HIV, Hepatites, e biologia molecular para detecção de infecções.

O gestor enfatiza que investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesapi), estão contribuindo para aprimorar a precisão dos exames realizados pelo Lacen. O novo equipamento dedicado à detecção de carga viral por biologia molecular para diagnóstico de HIV, HBV, HCV, Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae fortalece a capacidade de diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A auditoria do Ministério da Saúde, realizada após a implementação do novo equipamento, assegurou que os exames e laudos gerados pelo Lacen estão em conformidade com os padrões de qualidade, garantindo a confiabilidade dos resultados.

Além dessa conquista, o Lacen também recebeu certificado em qualidade pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Dos 27 Lacens do Brasil, 14 alcançaram a excelência pelo PNCQ, consolidando o do Piauí como referência em serviços de saúde de alta qualidade. A superintendente de Atenção aos Municípios da Sesapi, Leila Santos, destaca esse reconhecimento como um reflexo do compromisso do Estado em oferecer serviços de saúde de excelência à população.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários