Mais de 227 mil famílias recebem o Auxílio Gás no Piauí

O benefício é pago a cada dois meses no valor de R$ 102 para cada família

Nesta sexta-feira (16), tem início o pagamento do Auxílio Gás no Piauí, contemplando cerca de 227 mil famílias em situação de vulnerabilidade. O benefício, no valor de R$ 102 a cada dois meses, é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único, com renda de até meio salário mínimo, correspondendo a 50% do valor médio do botijão de 13 quilos.

Foto: Divulgação / Governo EstadualBotijão de gás
Botijão de gás

A gerente de transferência de renda da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Katiane Gualberto, esclarece que, para ser elegível ao Auxílio Gás, é necessário estar inscrito no Cadastro Único, com o cadastro sempre atualizado. Ela destaca que muitas das famílias beneficiárias já fazem parte do programa Bolsa Família.

"Não basta apenas a inscrição no Cadastro Único; existem critérios de elegibilidade, como a situação de vulnerabilidade, a presença de mulheres vítimas de violência em acompanhamento e a existência de integrantes que recebem o benefício do BPC", explica Katiane Gualberto.

O processo de elegibilidade é realizado a cada dois meses pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que utiliza a base de dados do Cadastro Único. Algumas famílias beneficiárias do Auxílio Gás não recebem o Bolsa Família devido aos critérios de renda.

O pagamento do Auxílio Gás segue o cronograma e o calendário de pagamento do Bolsa Família, de acordo com o final do NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário. O benefício é fundamental para aliviar as despesas das famílias em meio às dificuldades econômicas enfrentadas.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários