Marinalva Santana, candidata a vereadora de Teresina pelo PSOL, destaca educação e cidadania LGBTQIA+ como prioridades
Uma das prioridades de seu mandato será reivindicar a instalação de uma Casa de Acolhimento para LGBTQIA+ vítimas de violência, especialmente para aquelas expulsas de casa pelos familiares.Marinalva Santana, professora, servidora pública e ativista do Grupo Matizes, é candidata a vereadora em Teresina pelo PSOL e defende uma plataforma centrada na educação e nos direitos da população LGBTQIA+. Para ela, um dos pilares de seu mandato será a luta contra o preconceito e a promoção de políticas públicas que garantam respeito e inclusão para a comunidade LGBTQIA+ na capital piauiense.
Marinalva propõe que, no exercício do mandato legislativo, a Câmara Municipal de Teresina deve se engajar em campanhas educativas voltadas para desconstruir as ideias preconceituosas sobre as pessoas LGBTQIA+. "Vamos cobrar do Poder Executivo que realize campanhas em rádios, TVs e mídias sociais para conscientizar a população e promover a diversidade", afirma a candidata. Ela acredita que a formação continuada dos servidores municipais é essencial para melhorar o atendimento nos órgãos públicos, com respeito à diversidade.
A candidata também pretende impulsionar a realização de audiências públicas e sessões solenes que discutam os direitos da população LGBTQIA+, estimada em cerca de 85 mil pessoas em Teresina. "É necessário que o Legislativo atue como um espaço de discussão e valorização dos LGBTQIA+ que constroem a cidade no dia a dia. Nosso mandato estará comprometido com essas iniciativas", declara Marinalva.
Uma das prioridades de seu mandato será reivindicar a instalação de uma Casa de Acolhimento para LGBTQIA+ vítimas de violência, especialmente para aquelas expulsas de casa pelos familiares. "Essa é uma medida urgente para garantir a segurança e a dignidade dessas pessoas", afirma.
Além disso, Marinalva destaca a importância da divulgação das leis que já existem em Teresina e que reconhecem os direitos LGBTQIA+, como a Lei que prevê sanções administrativas para estabelecimentos comerciais que discriminarem em razão da orientação sexual ou identidade de gênero, e o Selo Teresina Território Livre de LGBTQIAfobia, que premia empresas que respeitam a diversidade.
Na área da educação, Marinalva defende o fortalecimento da rede pública com qualidade e inclusão. "A defesa da educação pública, gratuita e de qualidade será uma das diretrizes do nosso mandato. Para isso, é essencial valorizar os trabalhadores da educação com melhores salários e formação continuada em temas como direitos humanos e diversidades", ressalta. Para ela, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) já oferece uma base sólida para garantir a igualdade de condições e o respeito à pluralidade nas escolas.
Marinalva Santana se compromete a trabalhar ativamente para promover a cidadania LGBTQIA+ e uma educação inclusiva em Teresina, buscando transformar a cidade em um espaço de respeito e acolhimento para todos.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
- Geral Diretor de escola é afastado após publicar comentário racista no Dia da Consciência Negra
- Política Pactos pelo Piauí reunirá mais de 200 prefeitos eleitos e reeleitos nesta quinta (21)
- Cultura Consciência Negra: legado de Júlio Romão e o 'débito' que o Piauí tem com sua memória
- Geral Dr. Carlos Júnior promete uma OAB para todos: "Conheço as dores da advocacia nos fóruns"
- Geral Debate com candidatos a presidente da OAB-PI acontece nesta quinta (21)
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Confira o que abre e fecha no feriado da Consciência Negra nesta quarta-feira (20) em Teresina
- Geral Coronel tramou morte de Moraes com dados roubados após batida de carro
- Segurança Pública Menor suspeito de executar adolescente afirma ter prazer em matar, diz delegado
- Segurança Pública Justiça determina prisão domiciliar de médica presa em operação contra lavagem de dinheiro
- Geral Candidato à presidência da OAB/PI critica falta de representatividade e defende valorização da advocacia