Ministério da Justiça firma acordo de cooperação técnica com a Colômbia

O acordo permitirá o compartilhamento de experiências, como o cadastro dos bens apreendidos e até a concretização da venda dos itens confiscados do tráfico de drogas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública firmou, nessa quarta-feira (16), um Convênio Interinstitucional de Cooperação Técnica com a Sociedad de Activos Especiales de Colombia (SAE). O acordo permitirá o compartilhamento de experiências, desde o cadastro dos bens apreendidos, até a concretização da venda dos itens confiscados do tráfico de drogas e de crimes relacionados à corrupção e à lavagem de dinheiro em ambos países.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSMinistério da justiça_1
Ministério da Justiça

A medida tem duração de dois anos, prorrogável pelo mesmo período. A cooperação prevê, também, a realização de cursos/seminários online para fortalecer o intercâmbio de experiências e estratégias, e disseminar o aprendizado entre os integrantes das instituições.

Gestão de ativos

De acordo com a pasta, já foram realizados 79 leilões, desde outubro do ano passado, gerando arrecadação de mais de R$102 milhões com a venda de bens associados a crimes e de moedas estrangeiras apreendidas.

Segundo o ministério, a alienação de bens confiscados de criminosos ocorria, em média, sete anos após a apreensão, afetando a arrecadação aos cofres públicos devido à deterioração dos itens ao longo do tempo. Segundo a pasta, atualmente o prazo foi reduzido para meses.

Fonte: JTNEWS com informações da Agência Brasil

Comentários