Ministério da Justiça lança plano de combate ao crime organizado
O plano prevê integração entre todas as instituições de polícia, para trabalhar em ações de prevenção e repressãoO Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) lançou nessa terça-feira (19/01) um Plano de Forças-Tarefas contra o crime organizado. A essência do plano é reduzir o número de crimes praticados por membros de organizações criminosas, como homicídio, latrocínio, tráfico de drogas, roubos a bancos, cargas e veículos.
Para isso, as forças-tarefas trabalharão em ações de prevenção e repressão, com integração entre as polícias.
De acordo com o ministério, os agentes do governo federal, como Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, trabalharão de forma integrada com as polícias estaduais. Outra providência será o isolamento de líderes de facções criminosas no sistema prisional, além de ações de bloqueio de bens, descapitalizando essas facções. Os estados do Rio Grande do Norte e do Ceará serão os primeiros a aderirem ao plano.
“Rio Grande do Norte e Ceará são os primeiros, porque nos ajudaram na concepção do próprio plano. Já estavam previamente preparados, cientes desde sua construção”, disse o ministro André Mendonça.
Os estados do Paraná, Bahia, Maranhão e Pernambuco serão convidados a aderir já neste primeiro momento. Esses seis estados apresentaram os maiores aumentos nos homicídios no primeiro semestre de 2020, com comparação com o mesmo período do ano anterior.
A adesão dos estados à força-tarefa será opcional. A partir de junho, a adesão será facultada aos Estados onde estão localizadas Penitenciárias Federais. A partir de janeiro de 2022, os demais estados poderão fazer a adesão voluntária ao Plano.
O plano foi dividido em quatro eixos, atividade de inteligência entre órgãos de segurança pública; análise mapeamento criminal estratégicos; policiamento ostensivo e concentrado em ações capazes de reduzir o impacto do crime organizado; e a adoção de procedimentos investigativos capazes de reduzir o número de crimes. Trabalharão em conjunto as polícias militar, civil, penal e órgãos de polícia científica.
Fonte: JTNEWS com informações da Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
- Geral Erlan Bastos comemora aniversário de 10 anos de criança do caso Lokinho e denuncia deboche do responsável pela tragédia
- Piauí Secretaria de Segurança investe R$ 20 milhões em soluções de alta tecnologia
- Piauí Mais de 3 mil famílias piauienses receberam assistência técnica para fortalecimento da agricultura familiar
- Piauí Projeto que vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar começa a ser executado em 2025
- Geral Criminoso é morto a tiros após assaltar motoboy na zona leste de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Acidente entre carreta e carro deixa homem morto na BR 316 em Timon
- Geral STF suspende escolha da OAB-PI para desembargador do Tribunal de Justiça no Quinto Constitucional
- Política Prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes, defende transparência na gestão e prestação de contas
- Geral Irmã da jornalista Virgínia Fabris, pastora Suzana Gaze morre em Teresina
- Geral Empresária nega ter abandonado o filho e acusa vizinho de difamação em Teresina