Ministro Wellington Dias é eleito presidente do Conselho da Aliança Global contra Fome e Pobreza
A eleição ocorreu na sede do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) em Roma, na Itália.O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome, Wellington Dias, foi eleito presidente do Conselho de Campeões da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza nesta terça-feira (11).
A eleição ocorreu na sede do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) em Roma, na Itália, durante a primeira reunião do Conselho, que instaurou as presidências e vice-presidências.
O conselho é composto por representantes seniores de países, instituições financeiras e organizações internacionais que desempenham papéis estratégicos na implementação de programas relacionados à segurança alimentar e ao combate à pobreza. Em sua presidência, Wellington Dias promoverá um debate estratégico entre os países e órgãos membros sobre ações imediatas a serem tomadas para criar melhores condições de funcionamento da Aliança.
Presidência do Conselho
Sob sua presidência, o ministro brasileiro iniciou a discussão sobre as prioridades estratégicas para 2025 e submeteu ao grupo a aprovação da realização da primeira Cúpula Contra a Fome e a Pobreza no Catar, em novembro de 2025, paralela à Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social, realizada pela ONU. Ele também propôs a instituição de um programa de Embaixadores da Boa Vontade da Aliança.
Além disso, Wellington Dias explicou o principal objetivo do conselho. “O foco é no país, implementando programas dentro de seu plano, escolhidos na cesta de políticas públicas da Aliança. O papel principal dos Campeões da Aliança Global será impulsionar países, instituições e organizações, inclusive as suas próprias, a manter o apoio, o compromisso e a implementação das metas estabelecidas pela Aliança Global”, informou.
A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, lançada durante a Cúpula de Líderes do G20 sob a presidência brasileira em novembro de 2024, é uma iniciativa dedicada à mobilização de recursos e coordenação de ações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 (erradicação da pobreza) e 2 (fome zero). Estão entre as políticas propostas pela Aliança a proteção social, inclusão socioeconômica, cadastros sociais (como o cadastro único), programas de habitação popular, cantinas comunitárias, agricultura familiar, alimentação escolar, primeira infância, acesso a água em comunidades isoladas, entre outros programas.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
- Política Lula critica Ibama por indefinição na Foz do Amazonas: “Lenga-lenga”
- Justiça Vítima de acidente com avião de Jacinto Lay presta depoimento na Polícia Federal
- Segurança Pública Fotógrafo fica ferido após grave acidente com ônibus na zona sul de Teresina
- Geral Ex-secretário de Segurança do Piauí invade banco com Hilux e deixa uma pessoa ferida
- Política Prefeitura e deputado anunciam medidas para inclusão de crianças com autismo em escolas de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Política Justiça Federal condena deputada Janainna Marques a 3 anos de cadeia
- Segurança Pública Delinquentes usam nome de advogados da JK Advocacia para aplicar golpes em clientes
- Segurança Pública DRACO prende em Teresina acusado de roubar R$ 22 milhões de carro-forte em Bacabal
- Geral Estudante de Medicina acusado de atropelar enfermeira em Teresina se apresenta à Polícia Civil
- Justiça Vereadora de Teresina ingressa com queixa-crime contra jornalista, por calúnia e difamação nas redes sociais