Moraes afasta governador do DF, Ibaneis Rocha, após visível negligência em atos criminosos de bolsonaristas em Brasília

Veja video pífio de Ibaneis; Ministro do STF determinou suspensão das funções públicas de Ibaneis Rocha por 90 dias; medida atende a pedido do Senador da República Randolfe Rodrigues (Rede-AP))

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento do cargo do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Barros Júnior (MDB-DF).

Foto: Nelson Jr./SCO/STFMinistrio Alexandre de Moraes determina à PF que efetue buscas e prisões no Inquérito dos atos antidemocráticos
Ministro Alexandre de Moraes determina afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha

A suspensão determinada por Moraes vale por 90 dias e ocorre horas depois que bolsonaristas radicalizados invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

O ministro do STF também determinou a desocupação de todos os acampamentos montados nas imediações de quartéis do Exército pelo País.

Ele ordena a "prisão em flagrante de seus participantes pela prática de crimes" e afirma que as operações deverão ser realizadas pelas polícias militares, "com apoio da Força Nacional e Polícia Federal se necessário".

Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilGolpistas com atos terroristas em Brasília derruba governador Ibaneis Rocha por visível negligência do seu governo no combate aos atos criminosos
Golpistas com atos terroristas em Brasília derruba governador Ibaneis Rocha por visível negligência do seu governo no combate aos atos criminosos

O afastamento foi determinado a pedido do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A solicitação do parlamentar afirmou que o emedebista tem notória inaptidão para o cargo.

Outras ordens foram expedidas em ação apresentada pela AGU (Advocacia-Geral da União). Na tarde deste domingo (8/1), o presidente Lula já havia decretado intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal.

Moraes também mandou apreender "todos os ônibus identificados pela Polícia Federal que trouxeram os terroristas para o Distrito Federal" e listou a placa de 87 veículos.

Além disso, proibiu, "até o dia 31 de janeiro, o ingresso de quaisquer ônibus e caminhões com manifestantes no Distrito Federal" e determinou a oitiva de todos os passageiros.

Também mandou a Agência Nacional de Transportes Terrestres manter e enviar o registro de todos os veículos que ingressaram no DF entre os dias 5 e 8 de janeiro de 2023.

O ministro determinou que a Polícia Federal obtenha todas as imagens de câmeras da capital que possam auxiliar no reconhecimento facial dos vândalos. Ele também manda bloquear 17 perfis nas redes sociais.

O ministro diz na decisão que o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, requereu providências contra 14 perfis que "continuam estimulando a prática de atos violentos e antidemocráticos".

Ibaneis Rocha grava video com pedido 'pífio' de desculpas após negligência do seu governo - confira:

Mensagem tardia do governador Ibaneis Rocha, que confirma sua culpa, foi veiculada em diversos meios de comunicação do País.

Fonte: JTNEWS com informações da Folha de S.Paulo | Constança Rezende | Matheus Teixeira

Comentários