OAB-PI participa do lançamento das ações da “Política Judiciária de Justiça Restaurativa nas Escolas” no TJ-PI
O lançamento das ações da "Política Judiciária de Justiça Restaurativa nas Escolas" representa um passo significativo na construção de uma sociedade mais justa e humana no estado do Piauí.Na última terça-feira, 21 de maio, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), sob a presidência do Desembargador Hilo de Almeida Sousa, testemunhou o lançamento das ações da "Política Judiciária de Justiça Restaurativa nas Escolas". O evento contou com a representação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, através da Advogada Gillianne Almeida, Presidente da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico da OAB Piauí.
O projeto, coordenado inicialmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi firmado pela Juíza Maria Luiza de Moura Mello e Freitas, coordenadora do Comitê Gestor de Justiça Restaurativa do TJ-PI e do Núcleo de Justiça Restaurativa de Teresina, em parceria com a Secretaria de Educação do Piauí (SEDUC). Esta política, consolidada em 2021 pelo CNJ, visa implementar a justiça restaurativa em escolas como uma abordagem para combater a violência e fortalecer os laços comunitários.
Gillianne Almeida explicou o Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do projeto, destacando sua finalidade de criar ambientes escolares que promovam o enfrentamento e a ressignificação da violência, fortalecendo as relações interpessoais. Ela enfatizou o papel da OAB Piauí na cooperação, através da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico, na divulgação e implementação da Justiça Restaurativa.
A juíza Maria Luiza de Moura Mello discorreu sobre a ampliação do projeto, mencionando a criação de núcleos regionais em diversas cidades do estado, além de destacar a importância de envolver toda a sociedade na promoção de uma cultura de justiça restaurativa.
O evento também contou com a presença de outras autoridades, incluindo as Advogadas Daniela Cunha e Maria Eduarda Bernardo, membros da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico da OAB Piauí, o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Advogado Rogério Almeida, e o vice-presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB Piauí, Advogado Paulo Moura.
O lançamento das ações da "Política Judiciária de Justiça Restaurativa nas Escolas" representa um passo significativo na promoção de ambientes escolares mais seguros e na construção de uma sociedade mais justa e humana no estado do Piauí.
Fonte: JTNEWS com informações da OAB PIAUÍ
Comentários
Últimas Notícias
- Cultura Inaugurada 1ª etapa do Centro Histórico Cultural do Tribunal de Justiça do Piauí; por Brandão de Carvalho
- Piauí Governador entrega 30 toneladas de alimentos da agricultura familiar e ressalta importância social e econômica
- Piauí Piauí é destaque em cibersegurança e combate a ameaças digitais
- Política Sílvio Mendes diz que Câmara terá responsabilidade para remanejar orçamento
- Piauí Programa Cozinha Solidária é lançado no Piauí e beneficiará 11 instituições que alimentam pessoas vulneráveis
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Política Prefeitura de Jaicós tem contas bloqueadas pelo TCE-PI por irregularidades em 2024
- Política Aprovados no concurso administrativo da SEMEC realizam manifestação: Revoga a suspensão! Nomeação já!
- Geral Manifestação em Teresina aponta injustiça no Concurso Administrativo da SEMEC
- Geral Policial Civil se recupera de tentativa de homicídio e deve receber alta sexta-feira, segundo o delegado Matheus Zanatta
- Segurança Pública Filho de PM foi sequestrado antes de ser assassinado em Teresina, diz DHPP