OAB-PI repudia afirmação de sindicalista sobre a contratação de advogados para benefícios previdenciários
Diretora das Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II afirmou que não seria necessário contratar advogados para a obtenção de benefícios previdenciários.A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Piauí (OAB-PI) manifestou seu repúdio a uma declaração recente da Diretora das Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II, Maria do Socorro Campelo da Silva. Em uma entrevista a um portal de notícias local, Maria do Socorro, com o apoio da Presidente do sindicato, Lidiane Oliveira, afirmou que não seria necessário contratar advogados para a obtenção de benefícios previdenciários, subestimando a importância dos profissionais da advocacia.
A OAB-PI considera essa declaração uma afronta ao artigo 7°, I, da Lei 8.906/1994, que garante o direito dos advogados de exercerem sua profissão livremente em todo o território nacional. Segundo a Ordem, a afirmação interfere no campo de atuação da advocacia, invadindo atividades de consultoria e assessoria jurídicas que são de competência exclusiva dos advogados, conforme o artigo 1°, II, da mesma lei.
Além disso, a OAB-PI destaca que a manifestação desconsidera a liberdade dos cidadãos de optar pela assistência de um advogado para a realização de procedimentos necessários para a obtenção de benefícios. A Ordem lembra ainda que a advocacia é reconhecida pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Advocacia como parte integrante do sistema de justiça, desempenhando um papel crucial na organização político-social do país.
Fonte: JTNEWS com informações da OAB PIAUÍ
Comentários
Últimas Notícias
- Cultura Casa do Artesão Design Mestre Albertino abre inscrições para cadastro de artesãos do Piauí
- Geral Bombeiros, Defesa Civil e outros órgãos do Estado montam força-tarefa para atender atingidos pelas chuvas em Picos
- Geral Prefeitura de Teresina planeja ações emergenciais para chuvas na zona norte
- Geral Defesa Civil do Piauí reforça orientações para situações de alagamentos
- Segurança Pública Chico Lucas explica demora para perícia em cajus no caso das crianças envenenadas
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Jovem com câncer raro luta contra o tempo para realizar cirurgia que pode salvar sua vida
- Geral Aos heróis, a desonra!
- Geral Mulher é presa após atear fogo no companheiro em Elesbão Veloso
- Justiça Reviravolta! Juíza solta vizinha de crianças que morreram envenenadas em Parnaíba
- Segurança Pública Laudo atesta que criança de 7 anos foi estuprada antes de ser morta em Teresina