Operação Especial executada por 'Policiais Penais' apreende celulares e carregadores na Major César

O Secretário de Justiça, Carlos Edilson, enfatiza que a ação ocorreu dentro do esperado e que tal prática é importante para a efetivação de políticas públicas com o objetivo da reinserção social

A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí iniciou, nas primeiras horas desta quinta-feira(17), a "Operação Atônito". A operação de vistoria nos pavilhões e celas da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira [localizada no Município de Altos a 30 Km de Teresina], teve como objetivo dar mais um passo na retomada dos procedimentos de ordem, segurança e disciplina na Unidade Penal.

Foto: DivulgaçãoAgentes trabalham com dedicação e responsabilidade na busca da segurança prisional
Objetos de uso proibido na Unidade Prisional são apreendidos por 'Policiais Penais' na Major César

A garantia da segurança prisional tem repercussão direta no desenvolvimento da paz social, não somente para os delinquentes [que desejam recuperação] e que cumprem pena no estabelecimento penal agrícola, mas sobretudo, para a população circunvizinha da Unidade Prisional que há muito vem sofrendo as consequências da falta de procedimento disciplinar eficaz naquele ambiente carcerário.

Foto: DivulgaçãoAgentes trabalham com dedicação e responsabilidade na busca da segurança prisional
Presos submetidos a procedimentos de segurança sob o olhar atento da Policial Penal

Neste momento, em razão do trabalho conjunto de operadores de Execução Penal, que contam com o apoio da Secretaria gestora do Sistema Penitenciário do Piauí (Sejus), que destinou uma equipe altamente preparada tecnicamente para a Major César tem-se a perspectiva de que a situação geral vai continuar melhorando.

Cerca de 50 agentes penitenciários, membros do Grupo de Apoio Rápido (GAR) e policiais do Batalhão de Choque estiveram envolvidos na missão que apreendeu 13 celulares, 23 carregadores, oito baterias, uma caixa com 359 DVD's piratas e uma pequena quantidade de drogas. 

Foto: DivulgaçãoAgentes trabalham com dedicação e responsabilidade na busca da segurança prisional
Agentes Penitenciários trabalham com dedicação e responsabilidade na busca da segurança prisional

De acordo com o diretor de Inteligência da Sejus, Delegado Charles Pessoa, a operação estava dentro do cronograma do órgão. "Estamos voltados e focados para matermos os protocolos de segurança e disciplina das unidades penais. Logrando esse êxito, a sociedade agradecerá, pois muitos problemas que envolvem a segurança pública serão evitados", comentou o diretor.

Foto: JTNewsSecretário de Justiça
Secretário de Justiça Carlos Edilson determinou a Operação na Major César

O Secretário de Justiça, Carlos Edilson, enfatiza que a ação ocorreu dentro do esperado e que tal prática é importante para a efetivação de políticas públicas com o objetivo da reinserção social. "Com a ordem mantida, poderemos avançar nas ações que possibilitem a ressocialização e a assistência ao detento que busca a mudança de vida", pontuou o gestor prisional do Estado.

Fonte: JTNews, com informações da Secretaria da Justiça

Comentários