Pelo segundo ano consecutivo, Piauí obtém nota máxima no Ranking da Qualidade das Informações Contábeis e Fiscais
O Piauí também ocupa o 2º lugar do Nordeste nesse ranking de 2024, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional.O Estado do Piauí obteve, pelo segundo ano consecutivo, a nota máxima (A) no Ranking da Qualidade das Informações Contábeis e Fiscais no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional com o objetivo de avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais. O Piauí também é destaque por ser o 2º do Nordeste nesse ranking, que é uma relevante ferramenta para avaliar a fidedignidade e a confiabilidade das informações prestadas pelos Estados.
“Para nossa alegria, o Piauí, pelo segundo ano consecutivo, obteve nota A nesse ranking. Isso significa que o Estado preza pela transparência, disponibilidade e cumprimento dessas informações contábeis e fiscais, pois o referido ranking classifica os entes federativos com base na qualidade das informações enviadas. Parabenizamos toda equipe do Tesouro Estadual por essa conquista”, afirma o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.
Segundo o Superintendente do Tesouro Estadual, James Sousa, no ano passado, o Piauí também obteve nota A em relação às referidas informações prestadas ao Tesouro Nacional. “Isso revela uma solidez e constância, ao longo dos anos, desse processo que envolve a qualidade das informações prestadas pelo Estado do Piauí ao Tesouro Nacional. Além da nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Setor Público Brasileiro, no ano de 2023, ainda recebemos o Prêmio da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi 2023, alcançando ainda o 1º lugar no ranking em maior evolução dos dados fiscais”, comenta James Sousa.
O Diretor da Unidade de Controle Contábil da Sefaz-PI, Bruno Cardoso, também parabeniza o setor de contabilidade de todos os Órgãos e Poderes por esse resultado que avalia a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe de todos os entes federativos.
“Essa conquista é fruto do trabalho de todos os órgãos do Piauí, que fazem um trabalho de excelência. Realizamos, ao longo do ano passado, um ciclo de treinamento completo para todas as unidades gestoras, de forma que o usuário do SIAFE esteja cada vez mais capacitado e preparado para prestar uma informação de qualidade, vindo da ponta. Essa nota só aumenta a nossa responsabilidade de fazer com que a contabilidade seja uma ferramenta importante na prestação de informações, tanto para o governo quanto para a sociedade", enfatiza Bruno Cardoso.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Geral Show de Chambinho do Acordeon vai encerrar Feira da Agricultura Familiar do Piauí neste sábado (23)
- Geral Acidente na BR-316 envolve dois veículos e causa danos materiais
- Geral TV Band cancela debate da OAB por ausência de candidatos; Dr. Carlos Júnior critica falta de coragem na disputa
- Piauí Governador anuncia desconto de ICMS para aquisição de equipamentos durante a Expoapi 2024
- Geral Detran concede até 95% de desconto nos juros e multas decorrentes de atraso no pagamento do licenciamento veicular
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Mulher se joga de ponte na zona sul de Teresina
- Geral Acidente na BR-316 envolve dois veículos e causa danos materiais
- Geral Confira o que abre e fecha no feriado da Consciência Negra nesta quarta-feira (20) em Teresina
- Segurança Pública Menor suspeito de executar adolescente afirma ter prazer em matar, diz delegado
- Geral Coronel tramou morte de Moraes com dados roubados após batida de carro