POLÊMICA: Piauí fica no centro da discussão de Gilmar Mendes com Kássio Nunes Marques, ambos ministros do STF
O entrevero originou-se após o voto do ministro Nunes Marques favorável ao ex-ministro Sérgio Moro, considerado parcial por Gilmar Mendes e imparcial pelo ministro piauienseOs votos contrários de Kássio Nunes Marques e Gilmar Mendes provocaram um embate hoje entre os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Nunes Marques se queixou de uma fala do presidente da Segunda Turma sobre o Piauí, seu estado natal, durante julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro em processo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Lava Jato.
Os ministros votaram de maneiras opostas na sessão que julgou Moro como parcial, definindo o resultado de um julgamento que começou ainda no fim de 2018.
Gilmar reafirmou seu voto contra Moro e criticou o "garantismo" defendido por Nunes Marques, um dos dois ministros a votarem a favor do ex-juiz Sérgio Moro, acompanhando o voto do ministro Edson Fachin.
Ao final o ministro Gilmar Mendes fez questão de esclarecer o mal-entendido do seu colega Kássio Nunes Marques, e mencionou que tem grandes amigos no Piauí, além do próprio ministro, citou sem nominar, o seu ex-aluno Edilson Farias do curso de mestrado na Universidada Nacional de Brasília (UnB) na área de Direitos Fundamentais.
Edilson Farias é promotor de Justiça, mestre e doutor em Direito, cujo trabalho que tornou-se livro clássico na literatura jurídica denominado de "A Colisão dos direitos à honra, à intimidade e à vida privada e à imagem versus a liberdade de expressão e informação" – Edilson Pereira de Farias – Novembro de 1995, essa citação o JTNEWS não encontrou no currículo do promotor de Justiça Edilson Farias, mas no currículo do ministro do STF, Gilmar Ferreira Mendes.
Fonte: JTNEWS com informações do UOL
Comentários
Últimas Notícias
- Política Silvio Mendes confirma inscrição da prefeitura no cadastro federal de devedores: "a situação é dramática"
- Segurança Pública Vereadora eleita em Teresina é companheira de alvo da Operação Denarc 64
- Segurança Pública Polícia recaptura mais dois fugitivos da Penitenciária Irmão Guido; 13 ainda estão foragidos
- Segurança Pública Acusado de homicídio é preso após 32 anos foragido; vítima foi morta na frente da filha com 17 facadas
- Segurança Pública Motorista de aplicativo pula de carro em movimento após ser sequestrado em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Piauí Simpósio da OAB sobre segurança pública é criticado por não haver participação de entidades e policiais da base
- Segurança Pública Vereadora eleita em Teresina é companheira de alvo da Operação Denarc 64
- Segurança Pública Empresários são presos em Teresina acusados de lavar dinheiro para facção
- Justiça Conselho Nacional de Política Criminal Penitenciária estabelece novas regras para o exame criminológico
- Geral Advogados denunciam fraude com robôs e estrangeiros em enquete do Portal 180 Graus