Polícia Civil do Piauí já apreendeu mais de 10 mil quilos de drogas em 2024

Esses números superam as apreensões desses entorpecentes durante todo o ano de 2022 e 2023.

O dia 26 de junho é marcado pelo Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) trabalha diariamente no combate ao uso e tráfico de drogas, de norte a sul do estado, por meio de apreensões, incineração de entorpecentes, prisões relacionadas ao tráfico em diversas ações realizadas por diretorias, departamentos e delegacias.

Foto: Divulgação / Governo EstadualPolícia Civil do Piauí já apreendeu mais de 10 mil quilos de drogas em 2024
Polícia Civil do Piauí já apreendeu mais de 10 mil quilos de drogas em 2024

Só neste ano, a Polícia Civil já apreendeu 11 mil quilos de cocaína e 2,7 quilos de maconha, segundo dados do Núcleo de Estatísticas da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Esses números são relativos aos boletins de ocorrência envolvendo apreensões de drogas até o dia 18 de junho de 2024, e superam as apreensões desses entorpecentes durante todo o ano de 2022 e 2023.

Foto: Divulgação / Governo EstadualPolícia Civil do Piauí já apreendeu mais de 10 mil quilos de drogas em 2024
Polícia Civil do Piauí já apreendeu mais de 10 mil quilos de drogas em 2024

De acordo com o coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), delegado Samuel Silveira, o combate ao tráfico preenche algumas vertentes. “Primeiro temos o enfrentamento mais particularizado, o combate às ‘’bocas de fumo’’ que envolve o pequeno traficante, mas esse trabalho é muito resumido. Daí a necessidade de se chegar ao médio traficante, aquele que controla alguns pontos de venda, até chegar ao grande traficante, que normalmente é alguém de fora do estado, que encaminha a droga para o Piauí a fim de ser distribuída’’, explicou o delegado.

Foto: Divulgação / Governo EstadualDelegado Samuel Silveira
Delegado Samuel Silveira

Dessa forma, um dos objetivos do Denarc, assim como de toda a Polícia Civil no enfrentamento ao abuso e tráfico ilícito de drogas, é realizar um maior enfrentamento à lavagem de dinheiro.

“O tráfico é um comércio ilegal que assola milhares de famílias. Então, é muito mais lógico dar enfrentamento a esse problema atingindo o bolso do traficante, tentando cessar o lucro advindo dessa atividade criminosa. Essa cobrança parte, inclusive, da Delegacia-Geral e também da Secretaria da Segurança, para buscar também o máximo de prisões, sobretudo visando à apreensão de armas de fogo, porque só assim reduziremos os nossos índices de violência’’, acrescentou o delegado Samuel Silveira.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários