Polícia Federal deflagra operação contra o tráfico de drogas no Maranhão
A investigação teve início em 2017 e identificou e qualificou dezenas de envolvidos com atuação nos estados do Amazonas, Rondônia, Pará e MaranhãoA Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (30/03), a Operação Apacheta, com o objetivo de combater os crimes de tráfico internacional de substâncias entorpecentes, associação para o tráfico, lavagem de capitais e o comércio ilegal de armas de fogo (e munições) na baixada maranhense. Os entorpecentes comercializados eram provenientes dos países produtores de cocaína, Peru e Colômbia, com os quais o Brasil faz fronteira.

A investigação teve início em 2017 e identificou e qualificou dezenas de envolvidos que constituíram, no mínimo, três associações criminosas com atuação nos estados do Amazonas, Rondônia, Pará e Maranhão.
Ademais, com a investigação policial foi possível acompanhar a apreensão de aproximadamente 600 kg de cocaína, bem como efetuar o desmantelamento de um laboratório próprio para manipulação de drogas (com balança de precisão, material de embalagem, prensa hidráulica e diversos produtos químicos para mistura/refino).
Neste contexto, a Polícia Federal cumpriu 26 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão, deferidos pela 2º Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Estado do Maranhão. Além das prisões e buscas, a operação teve como objetivo a descapitalização das organizações criminosas com o sequestro de bens e valores.
Os cumprimentos de tais ordens judiciais ocorreram nas cidades de Manaus (AM), Castanhal (PA), Vilhena (RO), bem como em Pinheiro (MA) e contou com participação de 160 servidores da Polícia Federal e 4 investigadores da Polícia Civil do Maranhão, os quais auxiliaram as buscas com a utilização de dois cães farejadores. Os envolvidos, caso condenados, podem ser apenados com até 47 anos de reclusão.
Apachetas historicamente consiste em um amontoado de pedras que o viajante (indígena) colhe na beira da estrada e deposita, umas em cima das outras, durante caminhada pelas trilhas da cordilheira dos Andes (Peru). O viajante esconde (para utilizar posteriormente) junto à apacheta a massa de folhas de coca (matéria prima com o que se produz a cocaína).
Fonte: JTNEWS com informações da Polícia Federal
Comentários
Últimas Notícias
-
Piauí Rafael Fonteles defende educação integral e ensino técnico como forma de reduzir a pobreza e melhorar empregabilidade
-
Segurança Pública Ex-policial militar é preso por homicídio durante operação em Teresina
-
Piauí Piauí está entre os três estados com menor letalidade policial do Brasil, destaca governador Rafael Fonteles
-
Segurança Pública Primo que matou adolescente de 15 anos com tiro é preso em Canto do Buriti
-
Justiça Justiça Eleitoral mantém prisão preventiva da vereadora Tatiana Medeiros
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Piauí Prefeito de Monte Alegre do Piauí é alvo de denúncia e tem operação de R$ 20 milhões suspensa pelo TCE
-
Geral Homem morre após sofrer infarto durante relação sexual em motel de Teresina
-
Justiça Justiça condena Banco Santander a devolver mais de R$ 30 mil por descontos ilegais e pagar indenização no Piauí
-
Geral Motoristas e cobradores paralisam ônibus na zona Sul de Teresina
-
Geral Médico Lasaro Laignier é encontrado morto dentro de casa em Barão de Grajaú