Policias Penais da FTIP participam de campanha educativa nas escolas do Rio Grande do Norte

Os policiais Rafael Magalhães e Viviane Santos do Piauí estão desenvolvendo trabalho no combate à criminalidade a partir de ações educativas nas escolas do RN, notadamente em Natal

O Rio Grande do Norte sofre desde o início do ano de 2023, com a forte onda de criminalidade, como ataques que são encomendados do interior das penitenciárias do estado por grupos criminosos. Em março, a capital Natal e outras 24 cidades sofreram com atos violentos durante a madrugada, de acordo com informações locais, os crimes são de autoria de facções que têm líderes em presídios, os quais atuam sob  o "argumento" de melhores condições nos prédios como acesso a aparelhos de televisão e visitas íntimas.

Foto: Reprodução/ internetAtaques no Rio Grande do Norte
Ataques no Rio Grande do Norte são comatidos pelas Forças de Segurança Pública

Após dois meses dos atos  criminosos, a Força Nacional de Segurança foi orientada pelo Ministério da Justiça a permanecer no estado por mais 30 dias para reforçar a segurança à população. Durante esse período, trabalhos estão sendo desenvolvidos nas escolas do Rio Grande do Norte com campanhas educativas feitas pela Força de Cooperação Penitenciária da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), que é composta pela união de diversos estados por meio de seus policiais penais.

As crianças beneficiadas com a ação tiveram uma grande receptividade com os policiais penais e atentas participaram ativamente das palestras levadas pela equipe que contam com 16 policiais penais que se voluntariam para esta carinhosa missão. A equipe falou de temas como bullyng no ambiente escolar, machismo, racismo, respeito e disciplina e apresentou relatos pessoais de superação para alcançar o sonho vocacional de ser um policial do sistema penitenciário. As crianças fizeram atividades de pintura, tiraram fotos e até conheceram equipamentos de segurança como capacete, escudo, colete tático.  

Foto: DivulgaçãoCrianças da escola Jesuíno de Souza Menino
Crianças da escola Jesuíno de Souza Menino

O agora ex-diretor do Sistema Penitenciário Federal, Cristiano Torquato, que recentemente destacou outras ações quando estava à frente da SPF, defende que o sistema prisional tem que ir além dos muros e se aproximar da sociedade sob um olhar diferente com atitudes simples, porém transformadoras. “A ação foi pensada com foco na integração e cooperação social, com intuito de aproximar a sociedade dos profissionais de segurança e quebrar paradigmas, atuando como influenciadores do bem no futuro dessas crianças nordestinas”, afirma. 

Foto: DivulgaçãoPoliciais Penais do Piauí Rafael Magalhães e Viviane Soares dos Santos
Policiais Penais do Piauí Rafael Magalhães e Viviane Soares dos Santos

Os Policias Penais do Piauí Rafael Magalhães e Viviane Soares dos Santos também estão presentes nessas ações que buscam trazer interação e cooperação para aproximar a autoridades penais da sociedade.

Fonte: JTNEWS

Comentários