Posto do Sine na Casa da Mulher Brasileira em Teresina oferta quase 100 vagas por dia

O principal objetivo é a inclusão da mulher no mercado de trabalho e funciona às segundas e terças-feiras das 7h30 às 13h30

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos ( Sasc), por meio de uma parceria com a Casa da Mulher Brasileira, está disponibilizando um posto de atendimento do Sistema Nacional de Emprego ( Sine) para atender as mulheres de Teresina. O principal objetivo é a inclusão da mulher no mercado de trabalho.

Foto: Divulgação / Governo EstadualPosto do Sine na Casa da Mulher Brasileira em Teresina oferta quase 100 vagas por dia
Posto do Sine na Casa da Mulher Brasileira em Teresina oferta quase 100 vagas por dia

Os atendimentos são realizados às segundas e terças-feiras, das 7h30 às 13h30, e não é necessário agendamento, apenas o comprovante de endereço, carteira de trabalho digital baixada no celular, curriculum atualizado e certificados de cursos (se houver), para que seja feito o cadastro e concorrer às vagas disponíveis.

De acordo com a coordenadora de Intermediação de Mão de Obra do Sine, Priscila Libânio, já foram emitidas cinco cartas de encaminhamento de trabalhadoras para as empresas. “Como inauguramos recentemente, acredito que a população ainda esteja tomando conhecimento da existência do atendimento do Sine aqui na região, a expectativa é que essa demanda aumente e haja  possibilidade de ampliarmos para demais dias da semana”, declarou a coordenadora.

Ainda de acordo com a coordenadora, as vagas mais ofertadas são na categoria de profissão de base, como atendente, recepcionista e auxiliar de serviços gerais. “Em média são ofertadas de 80 a 90 vagas por dia, inclusive para PCD, nossa meta é fazer o trabalho de intermediação delas com as empresas, para que  essas mulheres sejam inseridas no mercado de trabalho”, revelou Priscila Libânio.

A Casa da Mulher Brasileira disponibiliza oito serviços destinado às mulheres, Apoio Psicossocial formado por profissionais da Psicologia e Assistentes Sociais, Defensoria Pública, Ministério Público (funcionando dentro da casa), Símbolo do Juizado de Atendimento à Mulher e Família, Delegacia Especializada de Atendimento, Alojamento de Passagem e a Brinquedoteca.

Segundo a coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira, Andrea Bastos, a parceria com o Sine e a Casa da Mulher Brasileira tem uma gestão por meio da Secretaria de Estado das Mulheres do Governo do Estado, trazendo o fortalecimento do serviço de autonomia econômica”, destacou a coordenadora.

A gestora pontuou também que todos os serviços estão funcionando simultaneamente, possibilitando que a Casa da Mulher Brasileira seja a porta de saída da mulher em situação de violência, então essa parceria vem fortalecer e  viabilizar o encaminhamento da mulher para o mercado de trabalho”, informou Andrea Bastos.

“Estamos planejando para o mês de agosto a realização de cursos profissionalizantes para as mulheres, faremos um levantamento para sabermos quais cursos elas gostariam de fazer, depois serão definidas as quantidades de vagas por turmas e as datas a serem realizadas", finalizou Bastos.

Uma média de 20 a 30 mulheres são atendidas diariamente, desde a sua inauguração até o dia 30 de junho foram contabilizados 3.665 atendimentos, boletim de ocorrência, medidas protetivas e alojamento por até 40h também são serviços ofertados pela Casa da Mulher Brasileira.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários