Prefeitura e deputado anunciam medidas para inclusão de crianças com autismo em escolas de Teresina

Já o secretário Ismael Silva confirmou a alocação de estagiários para reforçar o atendimento na rede municipal.

Após a rejeição de um aluno com autismo em uma escola municipal de Teresina, a Prefeitura e o deputado estadual Franzé Silva (PT) anunciaram, nessa terça-feira (11), novas medidas para garantir a inclusão de crianças autistas na rede pública de ensino. A decisão foi tomada durante uma reunião entre o parlamentar e o secretário municipal de Educação, Ismael Silva, que também contou com a participação de pais e representantes de instituições de defesa dos direitos das crianças com autismo.

Foto: Ascom Ismael SilvaSecretário municipal de Educação, Ismael Silva e deputado estadual Franzé Silva (PT)
Secretário municipal de Educação, Ismael Silva e deputado estadual Franzé Silva (PT)

A principal demanda discutida foi o déficit de profissionais auxiliares nas escolas para atender alunos com necessidades especiais. Como resposta, o deputado Franzé Silva anunciou a destinação de emendas parlamentares para ampliar o suporte a esses estudantes. Já o secretário Ismael Silva confirmou a alocação de estagiários para reforçar o atendimento na rede municipal.

Além da carência de Acompanhantes Terapêuticos (ATs), outra preocupação levantada pelas mães foi a falta de qualificação dos profissionais que lidam diretamente com as crianças. Em resposta, Franzé Silva informou que destinará recursos para a capacitação desses profissionais.

“A questão da qualificação é essencial. Não é só botar o AT na escola sem nenhuma formação, pois isso só agrava a situação. É necessário qualificar o acompanhante e todo o corpo escolar, desde o vigia, passando pelo recepcionista até os professores e demais profissionais”, destacou o deputado.

O secretário Ismael Silva reforçou que a prefeitura está adotando um conjunto de ações para fortalecer a inclusão na rede municipal.

“O compromisso do Dr. Silvio Mendes sempre foi assegurar uma inclusão efetiva das nossas crianças. Estamos finalizando um levantamento para convocação de profissionais e professores do atendimento educacional especializado. Hoje, foram convocados mais 75 profissionais para atuarem como auxiliares de apoio à inclusão na nossa rede municipal”, afirmou.

Fonte: JTNEWS com informações da Cidade verde

Comentários