Presidente da ALEPI garante trâmite célere à Emenda Constitucional da Polícia Penal, após recesso
Em entendimento com a Associação Nacional dos Policiais Penais e a Agepen-Piauí, deputados Dr. Hélio Oliveira e Cel. Carlos Augusto acordaram em apresentar a PEC da Polícia Penal do PI em fevereiro/20O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles FIlho, recebeu ontem (18) em seu gabinete na Aseembleia Legislativa, uma comissão de Policiais Penais representando a Associação Nacional dos Policiais Penais do Brasil (AGEPEN-BRASIL) e da Associação Geral dos Policiais Penais do Piauí (AGEPEN-PI).
O presidente dialogou com os líderes classistas acerca do trâmite da Emenda à Constituição que vai ser apresentada à Casa Legislativa pelos deputados estaduais, Dr. Hélio Oliveira (PR) e o Cel. Carlos Augusto (PR), que, se comprometeram a apresentar a Proposta no primeiro dia após o retorno dos deputados do recesso parlamentar.
O deputado Themístocles Filho (MDB), foi enfático ao orientar que "deve ser uma proposta que não disponha de nenhum tipo de acréscimo financeiro ao Estado, sob pena de ser rejeitada, tendo em vista que somente o Executivo pode ter essa iniciativa", declarou o parlamentar, que também comprometeu-se com os deputados Dr. Hélio Oliveira e o Cel. Carlos Augusto de dar toda a celeridade necessária ao trâmite da Proposta de Emenda à Constituição do Piauí visando fazer a adequação à nova ordem constitucional vigente.
O Dr. Hélio Oliveira, por sua vez informou ao presidente da Casa Legislativa, Themístocles Filho, que já havia recebido o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson e tratado dos dispositivos que sugerem a alteração do texto atual da Constituição do Piauí, e que a autoridade gestora do Sistema Penal do Estado, assegurou que não há óbice para a Proposta.
Ato contínuo, foi realizada uma reunião com o deputado Carlos Augusto que pediu esclarecimentos de alguns pontos que ainda pairava dúvida e se declarou plenamente esclarecido acerca do que pode ser alterado pra que o terxto fique em sintonia com a Constituição Federal.
Evidentemente que esta deve se ater à compatibilidade ao texto da Constituição Federal [Emenda Constittucional Nº 104/2019 promulgado no último dia 4/12] acrescentando o que for necessário para garantir o combate ao crime organizado no Sistema Prisional e consolidar efetivamente a Polícia Penal no Piauí, sem que haja aumento de despesa, pois a Lei Orgânica que poderá assim dispor, terá necessariamente de ser iniciativa do governador do Estado, o que não é o caso neste momento.
Fonte: JTNews
Comentários
Últimas Notícias
- Educação Salibom 2024 inicia com uma programação rica e diversificada voltada para todas as idades
- Piauí Piauí apresenta avanços tecnológicos implementados no Estado durante o Brasília Mais TI
- Piauí Governo do Piauí inaugura obras de pavimentação do OPA na zona leste de Teresina nesta quinta (28)
- Geral Desafios no Judiciário: Maria Clara denuncia falhas e morosidade, especialmente na Justiça Federal
- Justiça Thiago Mayson é expulso da UFPI quase dois anos após crime brutal contra Janaína Bezerra
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Mulher se joga de ponte na zona sul de Teresina
- Geral Acidente na BR-316 envolve dois veículos e causa danos materiais
- Geral Coronel tramou morte de Moraes com dados roubados após batida de carro
- Segurança Pública Operação Mute avança em sua 6ª fase com ações estratégicas no combate ao crime organizado em presídios
- Geral Dr. Carlos Júnior critica posturas de candidatos e defende voto por ideologia