Programa nacional inspirado no Projeto de Recuperação de Celulares do Piauí terá adesão de 11 estados nesta quinta (1º)
O Ministério da Justiça assinará o acordo de adesão desses estados ao Protocolo Nacional de Atuação Unificada de Recuperação de Celulares Furtados ou Roubados (Procel).Pioneiro no Brasil, o Projeto de Recuperação de Celulares do Estado do Piauí, que já recuperou mais de 7 mil aparelhos no período de um ano e meio, será implementado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), nesta quinta-feira (1°), com a assinatura do acordo de adesão de 11 estados ao Protocolo Nacional de Atuação Unificada de Recuperação de Celulares Furtados ou Roubados (Procel). A solenidade ocorrerá na sede do ministério, em Brasília.
O programa colocou o Piauí como protagonista no combate ao roubo e furto de celulares. De acordo com o superintendente de Operações Integradas (SOI) da Secretaria da Segurança do Piauí (SSP), delegado Matheus Zannata, além dos mais de 7 mil aparelhos apreendidos e mais de 5 mil recuperados, nos cinco primeiros meses deste ano, houve uma redução de 42% de roubo de celulares no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado, e um aumento de quase 200% na retenção de celulares.
De acordo com o ofício enviado pelo MJSP, a seleção dos 11 estados se deu em razão da utilização do procedimento policial eletrônico (PPE) da Plataforma Sinesp, o que facilita a utilização dos dados quando da implementação tecnológica.
De acordo com ofício expedido pelo Ministério da Justiça, além do Piauí, foram convidados para a solenidade os secretários da Segurança Pública dos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
O ministério destaca que, com base na experiência exitosa do Piauí na recuperação de celulares, vai implementar o protocolo, abrangendo várias fases de cunho investigativo e operacional que levam à recuperação do bem subtraído/roubado, com a identificação dos receptadores, eliminando, dessa forma, o ciclo criminoso e gerando maior sensação de segurança e paz social.
Na ocasião, o Ministério da Justiça e Segurança Pública também fará a abertura da 2ª edição da Jornada Nacional de Integração de Dados, cujo objetivo é realizar uma série de viagens estratégicas para levantamento das necessidades de integração, negociação de implementação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), bem como a promoção à melhoria dos dados enviados pelos entes federados.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Educação Corujão da Vitória: Seduc reúne 7 mil estudantes em última revisão do ano para o Enem 2024
- Educação Seduckathon: Estudantes piauienses aprendem com inovações tecnológicas e imersões culturais na Coreia do Sul
- Geral Moradores bloqueiam BR 135 no Sul do Piauí em protesto por morte de crianças
- Geral Polícia pede prorrogação de investigação contra influencers presos na Operação Jogo Sujo II
- Política Rafael Fonteles diz que aliados seguem acomodados com base nas eleições passadas
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Justiça Prisão preventiva de advogado em cadeia pública ou penitenciária viola Lei Federal 8.906/94; já decidiu o STF
- Geral Secretaria Nacional de Políticas Penais inicia workshop inédito sobre dignidade menstrual para servidoras prisionais
- Política Francisco Emanuel destaca que família Mão Santa será pilar de sua gestão em Parnaíba
- Geral Homem é resgatado após pular da Ponte Estaiada em Teresina nesta terça (29)
- Justiça Ex-servidor do Tribunal de Justiça do Piauí é preso acusado de alterar decisões judiciais