Projeto de celulares roubados do Piauí se torna referência nacional
Os estados do Rio de Janeiro, Sergipe e Distrito Federal devem implantar modelo semelhante ao desenvolvido pelo Piauí.A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) tem se destacado nacionalmente por sua eficiência no processo de devolução de celulares roubados ou furtados aos seus legítimos proprietários. A eficácia do projeto tem atraído a atenção de outras unidades da Federação.
Representantes dos estados do Rio de Janeiro, Sergipe e Distrito Federal acompanharam a ação de devolução de 726 aparelhos celulares provenientes de roubo e furto no Estado do Piauí, realizada nesta semana, com a finalidade de entender e replicar o modelo de trabalho adequando a realidade de seus respectivos estados.
A delegada de Polícia Civil de Sergipe, Luciana Pereira, revelou planos para implementar um projeto semelhante ao desenvolvido no Piauí. A proposta está em fase de estudo e tem como objetivo melhorar a eficiência e os resultados das operações policiais.
Já o subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Marcelo Portela, ressaltou a excelência da iniciativa e anunciou a implementação do modelo na capital federal.
Para o diretor-geral da Polícia do Interior do Estado do Rio de Janeiro, delegado Antenor Lopes Martins, a política pública desenvolvida pelo Piauí está atingindo o objetivo de bem servir a sociedade.
“Estamos verificando pessoalmente como esse processo está bem servindo a comunidade. Nós, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, viajamos o Brasil inteiro e a outros países em busca de boas práticas. Vamos analisar, estudar e buscar adaptar o projeto às peculiaridades de nosso estado”, disse Antenor Lopes.
O secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, afirmou que a iniciativa visa desencorajar o consumo de aparelhos roubados ou furtados no Piauí.
“Só existe o roubo, porque existem compradores. É importante que o consumidor final esteja consciente que se comprar um produto roubado, vai ter que devolver e responder um processo. Durante a próxima etapa das ações de combate ao roubo e furto de celulares, vamos fazer a quebra de sigilo telemático que possibilitará a busca e apreensão na casa daqueles que não atenderam ao chamado da instituição”, pontuou o gestor.
O projeto de combate ao roubo e furto de aparelhos celulares no Estado do Piauí possui três etapas, as blitzen, as intimações em massa e as fases da Operação Interditados, que resultaram em quatro ações de devolução, na qual, cerca de 7 mil celulares foram restituídos aos seus proprietários.
O superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, destacou que durante reunião com o Ministério da Justiça, ficou decidido que o projeto de devolução de aparelhos celulares será implementado como Política Nacional.
“Esse projeto é pioneiro e ficou conhecido nacionalmente pela sua eficácia. Hoje estamos com uma diminuição de mais de 40% no número de roubos e furtos de celulares no Piauí e de 50% no roubo diário em Teresina. Recebemos, no ano passado, os estados de Alagoas, Ceará e Maranhão e hoje estamos recebendo a visita do Distrito Federal, Rio de Janeiro e Sergipe”, destacou o delegado.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Geral Dr. Carlos Júnior critica posturas de candidatos e defende voto por ideologia
- Política PF aponta Bolsonaro como “líder da organização criminosa” em relatório final
- Geral Mulher se joga de ponte na zona sul de Teresina
- Piauí Feira da Agricultura Familiar deve movimentar R$ 1 milhão em vendas
- Política Vice-Governador Themístocles Filho e Cônsul principal do Japão em Belém discutem parcerias
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Mulher se joga de ponte na zona sul de Teresina
- Geral Confira o que abre e fecha no feriado da Consciência Negra nesta quarta-feira (20) em Teresina
- Geral Coronel tramou morte de Moraes com dados roubados após batida de carro
- Segurança Pública Menor suspeito de executar adolescente afirma ter prazer em matar, diz delegado
- Segurança Pública Justiça determina prisão domiciliar de médica presa em operação contra lavagem de dinheiro