Secretaria da Segurança lança capacitação em Libras para polícias do Piauí

A iniciativa tem como objetivo capacitar os servidores das Forças de Segurança e garantir um atendimento mais inclusivo e acessível para pessoas surdas que buscam os serviços de segurança

A Secretaria da Segurança Pública do Estado do Piauí, em parceria com a Escola de Governo da Sead e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), lançou o projeto “Entenda Minhas Mãos: Segurança em Libras”. A iniciativa tem como objetivo capacitar os servidores das Forças de Segurança e garantir um atendimento mais inclusivo e acessível para pessoas surdas que buscam os serviços de segurança.

Foto: Divulgação / Governo EstadualBanner de divulgação
Banner de divulgação

A formação será oferecida em nível básico, com uma carga horária total de 60 horas e ocorrerá presencialmente no Núcleo de Formação Antonino Freire (Nufa), no horário das 11h às 13h.

Segundo a diretora de Defesa Social da SSP, Brenda Carvalho, o curso é uma formação contínua. A primeira turma, lançada esta semana, é composta por 40 agentes da segurança pública: 10 policiais civis, 20 policiais militares e 10 agentes do Corpo de Bombeiros. Durante essa fase, os agentes aprenderão a se comunicar em Libras com base nas necessidades específicas da segurança pública, incluindo palavras e jargões relevantes para a população surda.

"Após a conclusão dessa turma básica, os participantes avançarão para cursos intermediários e avançados, até que desenvolvam uma compreensão sólida e habilidades para oferecer um atendimento eficaz em diversas situações, como nas centrais de flagrantes, nas ruas e durante ocorrências no Corpo de Bombeiros", afirmou a diretora da DDS.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários