Simpósio da OAB sobre segurança pública é criticado por não haver participação de entidades e policiais da base
Dessa forma, o simpósio peca por não promover uma ampla participação de todos os setores e representantes envolvidos na segurança pública e nas políticas penais do estado.O I Simpósio Piauiense de Segurança Pública e Políticas Penais é uma iniciativa interessante para abordar questões de segurança pública e políticas penais no estado. No entanto, a estrutura do evento, composto principalmente por autoridades e profissionais de alto escalão, levanta questionamentos sobre a inclusão de todos os segmentos envolvidos nessas áreas. É injusticável um evento com tal denominação não ter a participação da Polícia Penal do Estado do Piauí.

A ausência de representantes da base das forças de segurança e de entidades classistas, como sindicatos e associações de policiais civis, penais e militares, além de delegados, familiares e órgãos de execução penal, é uma das principais críticas ao simpósio.
A participação de outros órgãos como: a Vara de Execução Penal, o Conselho Penitenciário do Estado do Piauí e a Secretaria de Justiça, que é a responsável pela gestão do sistema penitenciário, seriam essenciais para uma discussão mais abrangente e democrática quê indiscutivelmente muito contribuiria para a melhoria dessa área tão importante para a sociedade.
Outro ponto levantado é a falta de representação das Academias de Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, responsáveis pela formação dos profissionais de segurança pública. A inclusão dessas instituições seria fundamental, especialmente por se tratar de um evento promovido pela OAB-PI, que tem como princípios a defesa do estado democrático de direito, da cidadania e da participação democrática.
Em um momento em que a segurança pública contemporânea exige inovação e uma formação mais completa dos profissionais, a presença das Academias traria uma discussão sobre o conteúdo das matrizes curriculares, incluindo disciplinas que não apenas abordem a parte operacional, mas também enfoquem aspectos humanísticos.
Dessa forma, o simpósio peca por não promover uma ampla participação de todos os setores e representantes envolvidos na segurança pública e nas políticas penais do estado.
É inaceitável que a OAB-PI [por meio dos organizadores do evento] não fazer o chamamento dos policiais e das policiais e demais envolvidos diretamente com o tema da segurança pública. Todos esses profissionais têm suas entidades representativas com sede em Teresina no Piauí, todavia foram literalmente ignoradas.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Trecho da Avenida Dom Severino será interditado no sábado de Carnaval
-
Segurança Pública Corpo de adolescente é encontrado com várias marcas de tiros na zona norte de Teresina
-
Política Presidente do TCE-PI critica gastos milionários com Carnaval em municípios endividados
-
Piauí Ministério dos Transportes publica edital para duplicação de 42 quilômetros em rodovias federais no Piauí
-
Piauí Em encontro com Lula, Rafael Fonteles assegura investimentos e apresenta soluções tecnológicas implantadas no Piauí
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Justiça determina promoção de sargento da PM-PI à Oficial após omissão do Estado
-
Justiça Ex-assessor do TJ-PI revela planilha com mais de 100 processos e nomes de advogados parceiros em esquema de fraude
-
Geral Whindersson Nunes é internado em clínica psiquiátrica em São Paulo
-
Segurança Pública DHPP indicia acusado de matar e enterrar homem no quintal de casa em Teresina
-
Justiça Banco é condenado por fraude em empréstimo consignado; 9ª Vara Cível de Teresina verificou falha no contrato digital