Tentativa de Golpe: Conselho Nacional dos Direitos Humanos alerta sobre extorsão em nome da instituição

O CNDH deixou claro que não realiza tratativas de pleitos individuais ou coletivos por meio de escritórios de advocacia.

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) emitiu um comunicado público esclarecendo uma prática fraudulenta que tem se tornado cada vez mais comum: criminosos estão se passando pelo CNDH e por escritórios de advocacia para extorquir pessoas, aproveitando-se de informações pessoais e processuais.

Foto: ReproduçãoComunicado do Conselho Nacional dos Direitos Humanos
Comunicado do Conselho Nacional dos Direitos Humanos

O CNDH, órgão colegiado que tem como missão promover e defender os direitos humanos no Brasil, deixou claro que não realiza tratativas de pleitos individuais ou coletivos por meio de escritórios de advocacia. Sua atuação se dá mediante ações preventivas, protetivas, reparadoras e sancionadoras, sempre em conformidade com a Constituição Federal e tratados internacionais ratificados pelo Brasil.

O esquema dos golpistas envolve contato direto com as vítimas, utilizando informações pessoais e/ou processuais para dar credibilidade à abordagem. Alegam que o CNDH designou ou encaminhou processos a determinados escritórios de advocacia, e então prometem valores a receber ou vantagens processuais em troca de mais informações ou depósitos como sinal.

Este alerta é uma chamada para conscientização nacional, pois o contato fraudulento pode ocorrer por meio de ligações telefônicas, e-mails ou links maliciosos.

Marina Dermmam, presidenta do CNDH, reforçou a importância de relatar qualquer contato suspeito, encorajando as vítimas a enviarem um e-mail para cndh@mdh.gov.br com detalhes do ocorrido.

Fonte: JTNEWS

Comentários