Teresina contará com monitoramento por câmeras de segurança, afirma Wagner Torres

Investimento será possível através do Ministério das Comunicações e de investimentos privados.

O secretário municipal de Segurança Pública de Teresina, coronel Wagner Torres, anunciou nessa segunda-feira (03), que a cidade pode receber mil novas câmeras de segurança, com foco na implementação de tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas. O investimento será possível através de uma parceria entre a Prefeitura de Teresina e o Ministério das Comunicações, com a previsão de liberação de verba para a aquisição dos equipamentos já na próxima semana.

Foto: Reprodução / GP1coronel Wagner Torres
Coronel Wagner Torres

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, está agendado para visitar a capital piauiense, onde deve confirmar a liberação dos recursos, conforme articulado pelo prefeito Sílvio Mendes e pelo secretário de Articulação e Política, Victor Linhares.

“Esse é outro projeto que apresentamos ao Doutor Sílvio Mendes, ainda na pré-campanha. Além da criação da Secretaria Municipal de Segurança, a aquisição de mil câmeras para reconhecimento facial e leitura de placas. O ministro das Comunicações, provavelmente, estará aqui na próxima semana. Essa articulação está sendo feita com o Dr. Sílvio Mendes, o prefeito, e o secretário Municipal de Articulação e Política, Victor Linhares. A previsão é que, na próxima semana, ele venha anunciar a liberação dessa verba para que possamos adquirir as câmeras”, declarou o coronel Wagner.

O projeto, que visa ampliar a segurança da cidade, será implantado inicialmente no centro de Teresina, abrangendo, gradualmente, áreas mais vulneráveis. A expectativa é que as câmeras ajudem no combate a crimes como furtos e roubos de veículos, permitindo o monitoramento de quem entra e sai da cidade por meio de uma "muralha virtual" de câmeras de leitura de placas. A ação é parte de uma estratégia para tornar Teresina uma cidade mais segura, utilizando a tecnologia como ferramenta de controle e prevenção.

Além do apoio federal, Teresina contará com a colaboração de empresários brasileiros residentes na Califórnia. Eles estão desenvolvendo um projeto piloto que será implantado na cidade, em parceria com o governo local, para monitoramento em tempo real da entrada e saída de veículos. A instalação das câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas será uma das primeiras ações desse novo projeto, que promete ampliar o controle sobre a segurança pública da capital.

“O projeto é de mil câmeras, a gente não sabe se vai liberar mil, mas vai ser em toda Teresina. A gente vai fazer o mapeamento, e aqueles bairros mais vulneráveis vão ser os primeiros a receber as instalações. Agora, vamos começar pelo centro. Inclusive, eu quero já até adiantar: existem também uns empresários dos Estados Unidos, são brasileiros, mas moram na Califórnia, inclusive o prefeito já anunciou isso. Teresina vai servir como piloto em um projeto que eles têm, que vai instalar no perímetro de Teresina, ou seja, vai ser uma muralha virtual. Quem entra e quem sai em Teresina vai ser monitorado por câmeras que farão a leitura de placas, e nós vamos ter o controle de quem entra e quem sai. Com isso, nós vamos inibir e coibir furtos e roubos de veículos”, ressaltou o secretário municipal de Segurança.

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Comentários