UFPI recebe suplementação de 21 bolsas do CNPq para programas institucionais de iniciação científica e tecnológica

A distribuição destas bolsas entre as instituições foi realizada de acordo com os critérios estabelecidos pelos Comitês de Julgamento dos Programas.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) será contemplada com a suplementação de 21 bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo 16 para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af), 04 para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e 01 para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Foto: Lucas Dias/GP1Entrada do Campus Ministro Petrônio Portela da UFPI
Entrada do Campus Ministro Petrônio Portela da UFPI.

O aporte é resultado de decisão da Diretoria Executiva do CNPq, que deliberou pela suplementação de 3.000 bolsas para os Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica, sendo 1.000 para o PIBIC, 1.500 para o PIBIC-Af e 500 para o PIBITI. A distribuição destas bolsas entre as instituições foi realizada de acordo com os critérios estabelecidos pelos Comitês de Julgamento dos Programas.

Segundo a coordenadora de Pesquisa e Inovação da PROPESQI, Keylla Maria de Sá Urtiga Aita, a suplementação vai fortalecer as atividades de pesquisa que são fomentadas com bolsas na UFPI.

“Recebemos esse aporte adicional como um reconhecimento do CNPq aos resultados alcançados pela nossa comunidade acadêmica nos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, bem como pelo esforço da instituição em equiparar os valores das bolsas UFPI aos valores pagos pelo CNPq, ocorrido neste ano”, frisou a coordenadora.

O PIBIC nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) foi a modalidade que recebeu mais bolsas na UFPI, passando a contar agora com 30 bolsas no total. A coordenadora Keyla Urtiga destacou que o aumento é muito bem-vindo para os alunos beneficiários do PIBIC nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af), porque “valoriza esses projetos de pesquisa e contribui para a permanência dos nossos estudantes participantes dessas ações. Enfim, é mais um reconhecimento de que as atividades de pesquisa são essenciais na busca de uma Universidade de excelência”, ressaltou.

Saiba mais sobre os programas institucionais de iniciação científica e tecnológica na página: https://ufpi.br/iniciacao-cientifica-e-tecnologica-propesqi

Fonte: JTNEWS com informações da Cordcom UFPI

Comentários