UnB abre inscrições para curso online sobre participação social em políticas penais
O objetivo do curso é promover uma introdução ao campo das políticas penais, fomentando maior incidência dos movimentos sociais e popularesO Laboratório de Gestão de Políticas Penais da Universidade de Brasília (LabGEPEN/UnB), vinculado ao Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília (GPP/FACE/UnB) abriu as inscrições para primeira edição online do curso de extensão "Participação Social nas Políticas Penais: Ferramentas, Estruturas e Intersetorialidade''. As inscrições estarão abertas até o dia 9 de abril e podem ser feitas neste link.
O curso é gratuito, tem 15 horas de duração distribuídas em uma semana, e será realizado por meio da plataforma Moodle da UnB, na modalidade EaD (ensino à distância), com mescla entre atividades ao vivo e vídeos gravados disponíveis no YouTube, além de exercícios e atividades de fixação.
O objetivo do curso é promover uma introdução ao campo das políticas penais, fomentando maior incidência dos movimentos sociais e populares e da sociedade civil das diferentes áreas.
Para o presidente da Associação dos Policiais Penais do Brasil (AGEPPEN-BRASIL), o policial penal, Jacinto Teles Coutinho, essa é uma iniciativa digna de reconhecimento, pois as políticas penais são por demais deficientes neste País, não somente com relação à pessoa privada da liberdade, mas principalmente com relação aos profissionais do Sistema Prisional, em especial os Policiais Penais, que neste momento passam por uma nova regulamentação.
E cada Estado quer atuar de uma forma, inclusive na questão da formação, o que dificulta ainda mais a elaboração e execução das políticas penais.
"No momento em que a UnB institui um Laboratório de Gestão de Políticas Penais trazendo inicialmente uma discussão aberta para debate, por meio desse curso de extensão, só temos é que apoiar e elogiar a iniciativa e propor desde logo que essa instituição acadêmica traga cursos específicos para Policiais Penais, sobretudo nessa contemporânea inovação constitucional", declarou o dirigente nacional da AGEPPEN-BRASIL, Jacinto Teles.
Podem participar alunos e membros da comunidade da UnB, bem como da comunidade externa de organizações da sociedade civil, amigos e familiares de pessoas privadas de liberdade, pesquisadores e profissionais no campo dos direitos humanos, segurança pública e políticas penais.
O conteúdo se divide em dois módulos temáticos: Legislação penal, relações intergovernamentais e participação social nas políticas penais; e Contexto histórico e configuração atual do sistema penitenciário brasileiro. A avaliação dos participantes terá dinâmicas dialógicas junto aos estudantes na aula de “Estudos de Caso” e “Tira dúvidas” para produção coletiva de conhecimento. Também será aplicado questionário individual ao final de cada eixo. Confira aqui o programa do curso.
Fonte: JTNEWS com informações da UnB
Comentários
Últimas Notícias
- Geral Teresina registra quatro homicídios neste fim de semana
- Geral Homem é assassinado com um tiro na cabeça na zona leste de Teresina
- Geral Motorista de aplicativo é morto com tiro nas costas no bairro Poti Velho
- Cultura Inaugurada 1ª etapa do Centro Histórico Cultural do Tribunal de Justiça do Piauí; por Brandão de Carvalho
- Piauí Governador entrega 30 toneladas de alimentos da agricultura familiar e ressalta importância social e econômica
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Política Prefeitura de Jaicós tem contas bloqueadas pelo TCE-PI por irregularidades em 2024
- Política Aprovados no concurso administrativo da SEMEC realizam manifestação: Revoga a suspensão! Nomeação já!
- Geral Manifestação em Teresina aponta injustiça no Concurso Administrativo da SEMEC
- Geral Policial Civil se recupera de tentativa de homicídio e deve receber alta sexta-feira, segundo o delegado Matheus Zanatta
- Cultura Inaugurada 1ª etapa do Centro Histórico Cultural do Tribunal de Justiça do Piauí; por Brandão de Carvalho