Unesco reconhece Piauí como pioneiro nas Américas a implementar ensino de inteligência artificial na educação básica
Mais de 120 mil estudantes da rede pública estadual estão cursando a disciplina obrigatória de inteligência artificial.O Piauí é o primeiro território nas Américas a implementar o ensino de inteligência artificial (IA) na educação básica, fato reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Mais de 120 mil estudantes da rede pública estadual estão cursando a disciplina obrigatória de inteligência artificial, que desde o início de 2024 faz parte do currículo do 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.
A experiência pioneira do Piauí foi apresentada, na segunda-feira (2), na Semana de Aprendizagem Digital da Unesco, em Paris/França, pelo professor Christian Brackmann do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), um dos parceiro da Secretaria da Educação do Piauí (Seduc), juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa), nesse projeto.
O ineditismo do Piauí, que colocou o Brasil no mapa dos poucos países que ofertam a disciplina de IA na educação básica, também foi destacado em documento publicado recentemente pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb).
Além do selo da Unesco, o projeto do Piauí também tem a parceria do Google, que ofertou plataformas e serviços para o desenvolvimento do curso, o que faz desse projeto o maior do mundo em quantidade de estudantes e profissionais, e em expressividade das entidades participantes.
Conforme pesquisa do Fundo Monetário Internacional (FMI), publicada neste ano, a IA deverá impactar 60% dos trabalhos nas economias avançadas e 40% em todo o mundo nos próximos dois anos.
Além do projeto de ensino de inteligência artificial, a Secretaria da Educação (Seduc) também está ofertando, desde 2023, os cursos técnicos de desenvolvimento de sistemas com ênfase em inteligência artificial, programação de jogos digitais e marketing digital, com mais de 25 mil estudantes matriculados, além da disciplina de empreendedorismo em parceria com o Massachusetts Institute of Tecnnology (MIT), especialmente voltado para o mercado digital e startups.
A Seduc também oferta o ensino de robótica com a Tron Robótica Educativa, utilizando uma metodologia especial que envolve uso de IA e programação.
“A educação pública do Piauí, sob a liderança do nosso governador Rafael Fonteles, além de grande destaque no Ideb, é hoje também um case internacional de inovação e uso da tecnologia no ensino-aprendizagem. Estamos formando nossos estudantes para o mundo do trabalho do presente e do futuro, garantindo a eles mais oportunidades de sucesso”, destacou o secretário da Educação do Piauí, Washington Bandeira.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Geral Morador de rua é morto com tiro na cabeça no Maranhão
- Política Sílvio Mendes vai anunciar secretariado no dia 12 de novembro
- Geral SAF realiza Quitanda da Agricultura Familiar no Palácio de Karnak nesta quinta (31)
- Geral Influencer alvo da Operação Jogo Sujo sofre arrastão em casa: "Levaram Tudo!"
- Segurança Pública Empresário é preso acusado de crime de agiotagem em Timon
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Justiça Prisão preventiva de advogado em cadeia pública ou penitenciária viola Lei Federal 8.906/94; já decidiu o STF
- Geral Homem é resgatado após pular da Ponte Estaiada em Teresina nesta terça (29)
- Geral Secretaria Nacional de Políticas Penais inicia workshop inédito sobre dignidade menstrual para servidoras prisionais
- Política Francisco Emanuel destaca que família Mão Santa será pilar de sua gestão em Parnaíba
- Justiça Ex-servidor do Tribunal de Justiça do Piauí é preso acusado de alterar decisões judiciais