Vacinação em idosos resulta em queda de até 62% de óbitos por COVID-19
No grupo da faixa etária acima de 80 anos, a redução de mortes foi de 48,6% de abril para maio de 2021Segundo os dados do Governo do Piauí, o avanço da vacinação contra a COVID-19 no Piauí levou a redução, em maio, de até 62% em óbitos de idosos atingidos com a doença, na comparação com o mês de abril deste ano.

Ao analisar o total de mortes pela COVID-19 em todas as faixas etárias da população, a Sala de Situação, grupo formado por especialistas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chegou à conclusão de que a imunização está fazendo efeito.
“No mês de maio, houve queda de óbitos em quase todas as faixas etárias, mas entre os com idade acima de 60 anos, a redução foi maior, o que podemos atribuir a soma do efeito da vacina com os cuidados já conhecidos, como uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos”, afirma Emídio Matos, doutor em Biologia Molecular, que faz parte da Sala de Situação.
No grupo da faixa etária acima de 80 anos, a redução de mortes foi de 48,6% de abril para maio de 2021. No grupo de 70 a 79, a queda foi de 62,6%. No grupo de 60 a 69 anos, 46,8%.
Quando se aproxima dos mais jovens, a redução é menor: 24,4% na faixa etária de 50 a 59 anos, 25% na faixa de 40 a 49 anos e 7,5% na faixa de 30 a 39 anos. Um dado curioso foi a queda de 75% no grupo de 20 a 29 anos.
Emídio Matos explica que a redução da queda nos grupos mais jovens tem a ver com as medidas restritivas adotadas pelo Governo do Estado a partir de março. Além disso, o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos são medidas não farmacológicas que também contribuem para a queda da transmissibilidade da doença.
Segundo o painel epidemiológico da Secretaria de Saúde do Piauí, atualizados até o final da manhã desSa sexta-feira (04/06) já foram estão totalmente imunizadas (ou seja, já tomaram as duas doses), 12.832 pessoas acima de 90 anos, 45.487 na faixa de 80 a 89 anos, 52.223 no grupo de 75 a 79 anos, 68.500 de 70 a 74 anos e 33.572 na faixa de 66 a 69 anos.
Ao todo, já foram entregues ao Piauí 1,3 milhão de doses das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, desde janeiro.
Mais de 612 mil pessoas receberam a primeira dose, o equivalente a 18,67% da população de 3,2 milhões de habitantes, e 290 mil a segunda dose, 8,84%.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Estado do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Cabo da PM vai novamente para o banco dos réus por aplicar golpes em outros policiais em Teresina
-
Geral Veja como será o funcionamento do comércio em Teresina durante o Carnaval
-
Justiça Ex-assessor do TJ-PI revela planilha com mais de 100 processos e nomes de advogados parceiros em esquema de fraude
-
Segurança Pública DHPP faz buscas para prender acusada de matar e atear fogo em mulher na Vila Irmã Dulce
-
Política Sílvio Mendes anuncia parceria com Banco do Nordeste para operações de crédito
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Justiça determina promoção de sargento da PM-PI à Oficial após omissão do Estado
-
Geral Whindersson Nunes é internado em clínica psiquiátrica em São Paulo
-
Segurança Pública DHPP indicia acusado de matar e enterrar homem no quintal de casa em Teresina
-
Política Com apenas 1 mês de mandato como vereador, Eduardo Draga Alana já articula candidatura a deputado estadual
-
Segurança Pública Polícia Civil do Piauí desarticula fraude de R$ 7 milhões contra a rede de postos Ipiranga