Muay Thai vai muito além de porradas, é constante evolução de corpo, mente e espírito; por Amanda de Deus
Praticar esporte é criar disciplina para alcançar o que quiser na vida.De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é "um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doença". Convenhamos que atingir esse estado completo é bem difícil, devido a fatores diversos, que chega a ser utópico, no entanto precisava de algo para iniciar minha escrita, e acho que casa bem com a graduação a qual eu, e centenas de outros alunos fomos submetidos no último dia 20 desse mês.
Para ser exata nesse memorável dia, 153 alunos da arte marcial Muay Thai graduaram pela maior academia do Mato Grosso, Selva Team, liderada pelo campeão mundial de Muay Thai Gilvan Alves Júnior, diga-se de passagem líder nato.
O evento foi organizado com muito capricho, e sempre gosto de repetir que o capricho mora nos detalhes, dito isso, vamos aos detalhes: em primeiro lugar, um espaço foi alugado para que as provas fossem feitas com o mínimo de conforto, fomos avaliados em espaço com ar condicionado, tendo em vista as altas temperaturas dos últimos dias. Além disso frutas, água, sucos, salgados, refrigerantes, foram oferecidos a vontade. Ambulância com profissionais da saúde a disposição durante todo período de provas. E para fechar o zelo com chave de ouro, a equipe Selva Team pensou em tudo, não poderiam deixar de premiar os alunos que se dedicaram ao longo de 2023.
Dentre os graduados foram formados 12 instrutores, sem contar as premiações, melhores técnicas: de socos, chutes, cotovelos, joelhos, clinch e melhor nak muay feminino e maculino de 2023. Nak Muay significa praticante de Muay Thai, a aluna Rayza Honorio e o aluno André Alburquerque receberam o título de alunos destaques.
Mestre Selva, sempre criterioso ao compartilhar seus conhecimentos sobre essa arte milenar, faz questão de não limitar as aulas somente a parte técnica. O conhecimento da parte histórica do Muay Thai sempre está presente, além da questão técnica e teórica, a "arte do saber viver" é o ponto mais importante, conforme dito por Gilvan, o Selva:
“Primeiro objetivo é nivelar o nível técnico de cada aluno, assim temos melhor controle do que cada um tá aprendendo no tempo certo, como se fosse uma escola, aprende novas combinações, novas técnicas, isso na parte da luta. No entanto tem algo que eu valorizo mais do que a luta, a parte da vida, de trabalho fora da academia, muitos alunos tem trabalho, família, estuda, fica na correria todos os dias e essas pessoas conseguirem uma hora para praticar o que gosta, e trabalhar seu corpo, mente e espírito me deixa muito feliz e com isso a arte marcial proporciona equilíbrio, disciplina, postura, o senso de ação e reação fica muito mais apurado".
"A graduação é uma superação para cada aluno, ele olha para trás e pensa “olha o que eu fiz para chegar até aqui?”, ele pode pegar esse exemplo para fazer qualquer coisa na vida, tendo foco e concentração igual teve com Muay Thai para adquirir aquela graduação dele, pode utilizar isso como uma escada para vida inteira. Esse é o verdadeiro motivo que eu tento passar para os alunos".
Muito fácil pegar um aluno para ele ser bom de porrada, mas pegar um aluno para ele ser bom em quebrar obstáculos sem retroceder, isso sim é uma vitória imensa tanto pra mim quanto para ele!”
Na parte final do evento, Selva agradeceu a todos por tudo que tem conquistado, fez questão de declarar sua fé em Jesus Cristo, deixando claro que a honra é Dele!
O que você tem feito da sua vida? Ou melhor o que você tem feito do lugar onde você habita? Não, não, não estou falando da sua casa, residência, estou falando do seu corpo! Acredite, não é sem motivos que tanto se fala na pratica de esportes, muitas pessoas são literalmente salvas porque começam a praticar algum esporte, eu por exemplo, sou uma dessas pessoas.
Vivemos em um momento da história no qual somos a todo momento bombardeados de informações manipuladoras, estamos cada dia mais sem norte e dando importância a coisas fúteis, precisamos nos conscientizar que a saúde fisica e mental caminham juntas, e que nosso espírito necessita de uma boa morada!
Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.
Comentários
Últimas Notícias
- Segurança Pública Acusado de homicídio é preso pela Polícia Militar na zona leste de Teresina
- Política Prefeito Sílvio Mendes realiza abertura do Ano Legislativo da Câmara de Teresina
- Política Governador Rafael Fonteles assumirá presidência do Consórcio Nordeste nesta quarta-feira (05)
- Geral Relatório revela débito de R$ 56 milhões do Hospital São Marcos com a Fundação Municipal de Teresina
- Política Teresina contará com monitoramento por câmeras de segurança, afirma Wagner Torres
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Idoso morre em bordel de Teresina após passar mal durante encontro íntimo
- Geral Jornalista Eli Lopes sofre AVC e é entubada na UTI de hospital em Teresina
- Geral Agentes da Guarda Municipal de Teresina são investigados por tortura contra adolescente
- Segurança Pública Matriarca da família envenenada em Parnaíba é presa pela Polícia Civil
- Segurança Pública Foragido de operação que resultou na morte de policial do DRACO é preso no Maranhão