2º turno: Lula fala em 'prorrogação' e oportunidade para ampliar alianças e amadurecer propostas

O tom geral do petista e dos aliados é o de que a candidatura venceu neste domingo e será novamente vitoriosa

Na noite desse domingo (02/10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em pronunciamento, após a confirmação de que irá ao segundo turno da eleição contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que a nova rodada da disputa é uma prorrogação e que usará o que chamou de "segunda chance" para ampliar alianças e amadurecer propostas.

Foto: Marlene Bergamo/FolhapressO ex-presidente Lula (PT) discursa ao lado de aliados após confirmação de segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL)
O ex-presidente Lula (PT) discursa ao lado de aliados após confirmação de segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL)

Com mais de 97% das urnas apuradas, o petista se aproximava de 48%, ante quase 44% de Bolsonaro, que registrou um desempenho superior ao que previam as pesquisas encerradas na véspera. O tom geral do petista e dos aliados é o de que a candidatura venceu neste domingo e será novamente vitoriosa.

"Isso para nós é apenas uma prorrogação", discursou Lula, minimizando a distância curta que o adversário conseguiu impor. Após a fala, ele seguiu para a avenida Paulista, onde disse a uma multidão de apoiadores que é "apenas uma questão de tempo" o PT ganhar as eleições.

O petista disse ainda que nunca venceu uma eleição no primeiro turno e que gostaria de ter ganhado já na rodada inicial do pleito, "mas nem sempre é possível", e "a luta continua até a vitória final".

"Toda eleição que eu disputei foi no segundo turno, todas. O segundo turno é a chance de você amadurecer as suas propostas e a sua conversa com a sociedade", continuou ele, descrevendo as próximas quatro semanas como um período para "construir um leque de alianças e apoios antes de você ganhar".

Gleisi também fez uma fala na intenção de manter a militância engajada. "Se acharam que estávamos tristes ou abatidos, erraram. Estamos fortes e firmes", disse ela. "Nós cumprimos o nosso objetivo de atingir um percentual de votos [...] imenso da sociedade brasileira."

A dirigente se declarou confiante em vitória no segundo turno, convocou "para a luta" e afirmou que a campanha do PT lutou "contra uma máquina muito grande", baseada em mentira, violência e dinheiro. "Mas isso não vai nos derrotar. Não nos derrotou até aqui."

Lula faz pronunciamento após primeiro turno:

Fonte: JTNEWS com informações da Folha de S.Paulo

Comentários