Abertura de empresas no Piauí é mais rápida que a média nacional

Em junho, o tempo total de abertura de empresas no Piauí foi de 1 dia e 15 horas enquanto a média nacional ficou em 3 dias e 4 horas

O Departamento Nacional de Registro Empresarial (Drei) destacou a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) como uma das juntas comerciais com menor tempo total de abertura de empresas do país.

Foto: Governo do PiauíPresidente da Jucepi, Alzenir Porto.
Presidente da Jucepi, Alzenir Porto.

De acordo com os dados divulgados na sexta-feira (10), o tempo total no Piauí foi de 1 dia e 15 horas enquanto a média nacional ficou em 3 dias e 4 horas.

Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, o tempo de abertura de empresas vem caindo mês a mês.

“Em maio, o tempo foi de 1 dia e 18 horas, enquanto em abril foi 2 dias e 12 horas. Esses números se devem a dois fatores: o primeiro ao registro automático que permite a abertura de empresas em até dois minutos", explica a presidente.

"Outro fator é o aumento da produtividade dos nossos analistas e também dos municípios integrados ao Piauí Digital, que mesmo neste momento da pandemia não medem esforços para manter os processos em dia”, ressaltou.

O tempo de abertura de empresas considera as etapas da viabilidade (para fins de consulta prévia de endereço e nome empresarial), as validações cadastrais nas administrações tributárias e a análise do órgão de registro empresarial. Assim, o tempo de viabilidade foi de 1 dia e 2 horas e o registro foi de 13 horas, totalizando 1 dia e 15 horas.

Mesmo diante das incertezas por causa da pandemia da COVID-19, a Jucepi vem registrando novas empresas. Em junho, foram abertas 399 empresas contra 315 no mês de maio.

Somente em 2020, o estado acumula 2.225 novas empresas. Ressalta-se que os dados são de empresas comerciais registradas na Junta Comercial no site Piauí Digital e não incluem: a sociedade simples registrada em Cartório da Pessoa Jurídica e o Microempreendedor Individual (MEI) registrado no Portal do Empreendedor.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Comentários