Três trabalhadores que atuavam em testes nas obras do eixo norte da transposição do rio São Francisco morreram nessa segunda-feira (8/02) em um acidente ocorrido na barragem de Atalho, no município de Brejo Santo, sertão do Ceará. No momento do acidente 20 trabalhadores estavam no local, mas não houve mais feridos.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, as vítimas atuavam nos testes operacionais da tomada d'água do reservatório. As causas do acidente, diz a pasta, ainda estão sendo apuradas.
O ministério alega que o rompimento da tubulação ocorreu quando eram realizados testes no sistema da barragem, por volta das 16h30.
Em nota, a pasta alegou que as informações preliminares indicam que a estrutura da barragem não foi afetada e que não há vazamentos. "A população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos", informou.
O secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, informou que irá até o local na manhã desta terça-feira para, em conjunto com o Consórcio Operador e equipe técnica do ministério, avaliar a situação e "tomar as medidas necessárias".
O ministério garantiu que todo o apoio está sendo dado às famílias das vítimas. Uma perícia será feita para investigar as causas e as responsabilidades pelo acidente.
Em publicação nas redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), lamentou as mortes e informou que o governo do Estado disponibilizou helicóptero da polícia e equipes dos Bombeiros e Defesa Civil para o socorro e que vai apoiar o governo federal nas ações no local.
O reservatório onde houve o acidente tem capacidade de 100 milhões de m³, mas o volume atual é de 90 milhões de m³. As obras do eixo norte, que vai de Pernambuco ao Ceará, estão em fase final de execução.
Fonte: JTNEWS com informações do UOL Notícias