Piauí Saúde Digital leva atendimento especializado a alunos e servidores da rede estadual de ensino

A expectativa é que o serviço seja ampliado para todas as unidades de ensino da rede estadual.

A maior revolução da saúde no Piauí nos últimos anos está chegando às escolas da rede estadual. Por meio do Piauí Saúde Digital, alunos e servidores dos Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) terão acesso gratuito a consultas com clínico geral e especialistas, tudo isso sem sair do ambiente escolar.

Foto: Divulgação / Governo EstadualPiauí Saúde Digital
Piauí Saúde Digital

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), que estão unindo forças para levar atendimento de qualidade, tecnologia e cuidado à comunidade escolar, com a implantação de salas equipadas para o programa nas unidades de ensino.

O Piauí Saúde Digital já conta com salas instaladas nos Cetis Júlia Nunes e Didácio Silva, em Teresina, e no interior como em Piripiri (Ceti José Narciso), Castelo do Piauí (Ceti Cônego Cardoso), Campo Maior (Ceti Raimundinho Andrade) e Altos (Ceti Afonso Mafrense). A expectativa é que o serviço seja ampliado para todas as unidades de ensino da rede estadual.

“Os alunos e funcionários têm acesso ao clínico geral no momento em que precisam de atendimento. Caso haja necessidade de acompanhamento especializado, o sistema permitirá a marcação de consultas com especialistas, assegurando a continuidade do cuidado médico, com as especialidades oferecidas pelo programa”, explica Gabriel Mauriz, diretor da Unidade de Saúde Digital da Sesapi.

Um dos diferenciais das salas do programa nas escolas é a possibilidade de agendamento de consultas com especialistas. “Colocamos o sistema com equipe médica para atender com hora marcada. Já temos disponível o aplicativo para acesso ao clínico geral 24 horas por dia, mas aqui na escola será possível agendar também com o especialista”, afirmou Antonio Luiz, secretário de Saúde do Estado.

O Piauí Saúde Digital é uma iniciativa do Governo do Estado que amplia o acesso da população a diversas especialidades médicas e não médicas por meio da telemedicina. O programa já está presente nos 224 municípios piauienses. Além do clínico geral, os usuários podem acessar consultas em ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pediatria, ortopedia, psicologia e nutrição.

“Essa é uma parceria com a Sesapi para garantirmos um acesso mais fácil aos nossos estudantes, profissionais da educação às especialidades do Piauí Saúde Digital. Nosso objetivo é ter alunos mais saudáveis, dispostos a aprender e a conquistar os melhores resultados no ensino superior, no mercado de trabalho e na vida”, destacou Washington Bandeira, secretário da Seduc.

Saúde na palma da mão

Presente nos 224 municípios, os piauienses podem solicitar teleconsultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em dez especialidades médicas e duas não médicas com um tempo médio de espera de uma semana. Além disso, as consultas podem ser realizadas por meio do aplicativo no celular, 24 horas por dia.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários