Ex-assessor do Tribunal de Justiça do Piauí vai a julgamento por fraude em mais de 100 processos

Em depoimento à Polícia Civil, João Gabriel confessou a fraude que resultou em prejuízos milionários.

A juíza Junia Maria Feitosa Bezerra Fialho, da 4ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, marcou para o dia 28 deste mês, às 9h, a audiência de instrução e julgamento no caso que envolve o ex-assessor do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) João Gabriel Costa Cardoso, acusado pelo Ministério Público de diversos crimes, incluindo invasão de dispositivo informático qualificada, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informação, corrupção passiva, violação de sigilo profissional e fraude processual. A denúncia foi recebida em 25 de fevereiro de 2025.

Foto: Reprodução / Redes SociaisJoão Gabriel Costa Cardoso
João Gabriel Costa Cardoso

Em depoimento à Polícia Civil do Piauí, João Gabriel confessou ter ajudado a fraudar mais de 100 processos, alguns resultando em prejuízos milionários. O acusado revelou como conseguiu acessar o sistema restrito do Judiciário piauiense e manifestou interesse em firmar acordo de colaboração premiada.

"Tem uma planilha com mais de cem processos, salva em algum lugar que não está no computador", afirmou João Gabriel durante o depoimento. Ele detalhou como aprendeu a alterar e-mails e senhas no sistema, permitindo acesso indevido a processos restritos.

A defesa de João Gabriel, representada pela Defensoria Pública, apresentou resposta à acusação em 24 de março de 2025, invocando o princípio da inocência e argumentando que todos os elementos de prova devem ser confirmados em juízo.

A magistrada analisou a resposta e determinou que não havia circunstâncias que justificassem a absolvição sumária do réu. Ela ressaltou que a acusação apresenta justa causa para a ação penal, com elementos de informação e provas que sustentam as alegações.

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Comentários