Briga nos bastidores e ataques diretos entre Lula e Bolsonaro marcam 1º debate na TV

Ataque de Bolsonaro a mulheres e discussão entre Salles e Janones são destaques em primeiro confronto direto desta eleição

Na noite desse domingo (28/08), o primeiro debate na TV com candidatos a presidente foi marcado por tensão dentro e fora do estúdio na TV Bandeirantes. O presidente Jair Bolsonaro atacou diretamente a jornalista Vera Magalhães durante o debate. Simone Tebet (MDB) também foi alvo do presidente da República.

Foto: Renato Pizzutto/BandDebate é marcado por troca de farpas, ataques às mulheres e candidatos exaltados
Debate é marcado por troca de farpas, ataques às mulheres e candidatos exaltados

A jornalista questionou Ciro Gomes (PDT) sobre as baixas taxas de vacinação no Brasil, com comentários de Bolsonaro. Ciro culpabilizou o presidente da República pela situação, em que poucos brasileiros estão procurando postos de saúde para se imunizarem.

Jair Bolsonaro se irritou, disse que Vera Magalhães "se revelou" na pergunta e ironizou a jornalista. Atacou Simone Tebet e criticou a atuação da senadora na CPI da Covid, quando ganhou destaque nacional.

"Eu quero dizer que não tenho medo. Eu não tenho medo das fake news e dos robôs do seu governo", disse Simone Tebet na pergunta seguinte. "Quero dizer para o presidente, eu não tenho medo nem de você nem dos seus ministros. Recebi violência política na CPI, um ministro seu tentou me intimidar porque denunciei um esquema de corrupção da vacina que vossa excelência não quis comprar."

Soraya Thronicke também criticou a atitude e disse ter ficado "extremamento incomodada" quando homens tratam outros homens "como tchutchura", mas vão para cima de mulheres.

Com dificuldade nas intenções de voto entre as mulheres, a agressividade de Bolsonaro ganhou destaque negativo na repercussão do debate.

Comparecem ao evento os candidatos:

Jair Bolsonaro (PL)

Lula (PT)

Ciro Gomes (PDT)

Simone Tebet (MDB)

Felipe d’Avila (Novo)

Soraya Thronicke (União Brasil)

As regras do embate foram definidas entre a organização e as equipes de campanha dos candidatos. Ficou acordado, então, que o evento não contará com plateia, sendo que cada candidato poderá ser acompanhado por até 4 assessores dentro do estúdio.

Lula e Bolsonaro ficariam lado a lado durante o debate, porém, conforme informou o jornal Folha de S. Paulo isso não acontecerá mais. A mudança aconteceu após pedido da segurança das duas campanhas.

Como foi o primeiro bloco do debate?

No primeiro bloco do debate entre candidatos à presidência, os presidenciáveis responderam perguntas de jornalistas e, em seguida, fizeram perguntas entre eles. O esperado embate entre Bolsonaro e Lula aconteceu logo na primeira pergunta. O debate esquentou quando o tema foi corrupção. Leia aqui um resumo do primeiro bloco.

Briga nos bastidores 

Pouco depois do início do evento, o deputado federal André Janones (Avante-MG), apoiador de Lula, e o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, apoiador do presidente Bolsonaro, trocaram ofensas nos bastidores do debate.

A confusão começou quando Lula falou sobre a queda do desmatamento em seu governo, e Salles se manifestou sobre a declaração do ex-presidente, seguido de uma reação de Janones. Ambos trocaram xingamentos e foram separados por seguranças. Após os ataques, ambos retornaram para seus respectivos assentos e continuaram a assistir ao debate no local.

Qual a data das Eleições 2022?

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, um domingo. Já o segundo turno – caso necessário – será disputado no dia 30 de outubro, também um domingo.

Veja a ordem de escolha na urna eletrônica nas Eleições 2022:

Deputado federal (quatro dígitos)

Deputado estadual (cinco dígitos)

Senador (três dígitos)

Governador (dois dígitos)

Presidente da República (dois dígitos)

Confira na íntegra o primeiro debate na TV com candidatos a presidente:

Fonte: JTNEWS com informações da CNN Brasil

Comentários