Com preocupação de novas variantes, OMS pede agilidade em vacinação na Europa
Dos 53 países da região europeia da OMS, 37 registaram casos relacionados com a nova estirpe detectada em dezembro no Reino Unido e 17 casos da estirpe da África do SulO diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Continente Europeu, Hans Kluge, disse hoje (5/02) que a região deve acelerar a vacinação contra a COVID-19, admitindo estar "preocupado" com o impacto das novas variantes do vírus na eficácia das vacinas.

"Temos de unir forças para acelerar a vacinação", disse Kluge em entrevista à agência de notícias France Presse.
Ao lembrar que a campanha de imunização na União Europeia (UE) teve um início difícil, num cenário de escassez de vacinas e tensões entre Bruxelas e alguns fabricantes, o diretor da OMS apelou às farmacêuticas para trabalharem nesse sentido.
"As empresas farmacêuticas, habitualmente concorrentes, têm de trabalhar em conjunto para aumentar drasticamente a capacidade de produção, é disso que precisamos", afirmou.
Na UE, a proporção da população que recebeu a primeira dose está em torno de apenas 2,5%.
Questionado se as vacinas que estão no mercado desde dezembro permanecerão eficazes contra as novas variantes detectadas no Reino Unido, Brasil e África do Sul, Kluge disse que "essa é a grande questão", e reconheceu que está "preocupado", prevendo novas mutações.
"É um aviso cruel de que o vírus ainda leva vantagem em relação aos humanos, mas não é um vírus novo, é a evolução de um vírus que está tentando se adptar ao hospedeiro humano", disse.
Dos 53 países da região europeia da OMS (incluindo vários países da Ásia Central), 37 registaram casos relacionados com a nova estirpe detectada em dezembro no Reino Unido e 17 casos da estirpe da África do Sul, de acordo com os dados mais recentes.
Apesar disso, Hans Kluge permanece otimista. "Penso que o túnel é um pouco mais longo do que pensávamos em dezembro, mas ainda deverá ser um ano mais fácil que o ano passado"..
O marco de 100 milhões de doses de vacinas administradas em todo o mundo foi ultrapassado na terça-feira (2/02), com 65% administradas nos países ricos.
"Sabemos que na UE, no Canadá, Reino Unido e nos EUA foram feitas encomendas de quatro a nove vezes as doses necessárias. Portanto, não precisamos atingir 70% [de pessoas vacinadas] para partilhar com os Balcãs, a Ásia Central ou África", afirmou, reiterando os apelos da OMS para que a UE compartilhe vacinas com os países mais pobres.
"Talvez quando os países da UE atingirem 20% da vacinação - e 20% inclui as pessoas idosas, o pessoal de saúde e as pessoas com comorbidades - seja a altura de partilhar as vacinas", acrescentou.
Fonte: JTNEWS com informações da Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Secretário de Saúde do Piauí sofre acidente de carro após colidir com animal na PI-143
-
Segurança Pública Acusado de matar e enterrar homem no quintal de casa, em Teresina (PI), vira réu na Justiça
-
Geral Câmara de Teresina gasta mais de R$ 59 mil em fardamento, por dispensa de licitação
-
Justiça TCE julga procedente denúncia contra presidente da Câmara de Monte Alegre do Piauí e aplica multa de 5 mil UFRs
-
Justiça TCE-PI mantém denúncia contra prefeito de Beneditinos por irregularidades em licitação e execução de contratos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Prefeitura de Massapê do Piauí gasta R$ 459 mil em materiais de construção, mas secretário só encontra cimento vencido
-
Geral Saiba quem são as seis vítimas do acidente em São Braz do Piauí
-
Piauí Piauí lidera ranking nacional com menor tempo de espera por consultas no SUS em 2024
-
Segurança Pública Sindicato denuncia assédio e abuso de autoridade na Delegacia de Polícia Civil de Picos
-
Política Vereadora Tatiana Medeiros é presa pela Polícia Federal em Teresina