ECO Piauí terá investimentos de R$ 47 milhões em 15 compromissos com o meio ambiente
Rafael Fonteles lança maior programa de fortalecimento da gestão sustentabilidade ambiental do PiauíO governador Rafael Fonteles lançou nessa segunda-feira (05/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, em solenidade no Palácio de Karnak, o ECO Piauí, o maior programa de fortalecimento da gestão da sustentabilidade ambiental no estado. O ECO Piauí tem 15 metas distribuídas em quatro eixos de atuação: Piauí no Clima; Bio Piauí, Hidro Piauí e Sustenta Piauí. O investimento é de R$ 47 milhões.
Entre as ações do programa, políticas de reflorestamento, aumento da fiscalização ambiental por meio de drones, castração gratuita de pets por meio de veículo e educação ambiental nos órgãos do Governo.
O eixo Piauí no clima vai dialogar sobre as mudanças climáticas. O Bio Piauí vai trabalhar a biodiversidade, a proteção da fauna e da flora. O Hidro Piauí terá o foco na proteção das nascentes dos rios que cortam o estado. Por fim, o Sustenta Piauí vai avançar numa agenda da administração pública, tratando com todos os órgãos dos mais diversos poderes e instituições.
Durante a solenidade, Rafael Fonteles e outras autoridades vistoriaram, nos jardins do Karnak, o veículo Piauí Pet Castramóvel e os 14 drones adquiridos com investimento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
“O meio ambiente é um tema transversal que abrange várias áreas. Destaco a nossa política de reflorestamento, que tem uma meta ousada de plantar 1 milhão de árvores por ano de cada um dos quatro anos da nossa gestão”, disse o governador.
Rafael também falou que a fiscalização será reforçada com os drones, como forma de combater os desmatamento ilegal e incêndios. “Isso foi um assunto muito debatido no nosso programa de governo. Tivemos oportunidade de fazer um programa de governo com conhecimento de causa e participação de especialistas e da população”, frisou o gestor.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, destacou que o Piauí Pet Castramóvel também fazia parte do compromisso de campanha da atual gestão. “Estamos cumprindo esse compromisso de um segmento que precisa realmente de uma atenção com relação à proteção e direito dos animais”, disse o secretário.
O castramóvel irá reforçar toda a política estadual de atenção aos animais, sejam domésticos ou em situação de rua. Os profissionais vão realizar, de forma gratuita e itinerante, a castração dos pets cujos anos sejam considerados de baixa renda e estejam inscritos em algum programa social.
O trabalho da castração deve iniciar em agosto, após o cadastramento de todas as clínicas veterinárias e das ONGs voltadas para proteção de animais. A meta é castrar 7.000 animais até o fim de 2023. “Esse ano as grandes cidades do Piauí serão contempladas. No ano que vem, as médias e pequenas cidades”, contou Daniel Oliveira.
A fundadora e coordenadora da Associação Piauiense de Amor e Proteção aos Animais (Apipa), Isabel Moura, disse que este momento é resultado de uma grande luta tanto pelo meio ambiente quanto pela causa animal. “Desde 2010, a APIPA lutava pelo Castramóvel e deu certo agora neste governo. Estamos muito felizes”, disse, destacando a medalha recebida e diz que essa honraria é uma homenagem a cada protetor.
Os eixos
O eixo Piauí no Clima reúne os compromissos voltados à pauta de mudanças climáticas e ações de prevenção de eventos extremos;
O eixo Bio Piauí diz respeito às ações de preservação e valorização da biodiversidade no estado;
O trabalho de conservação dos recursos hídricos do Estado será contemplado pelo eixo Hidro Piauí.
O eixo Sustenta Piauí tratará da sustentabilidade na esfera pública, por meio de ações voltadas à educação ambiental e revitalização de conselhos ambientais.
Na solenidade, foi assinado também um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), para aperfeiçoamento da política estadual de educação ambiental.
No evento, o Conselho Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos entregou a Medalha do Mérito Ambiental, como forma de reconhecimento de relevantes serviços prestados, a pessoas ou instituições que se destacaram na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Cultura Casa do Artesão Design Mestre Albertino abre inscrições para cadastro de artesãos do Piauí
- Geral Bombeiros, Defesa Civil e outros órgãos do Estado montam força-tarefa para atender atingidos pelas chuvas em Picos
- Geral Prefeitura de Teresina planeja ações emergenciais para chuvas na zona norte
- Geral Defesa Civil do Piauí reforça orientações para situações de alagamentos
- Segurança Pública Chico Lucas explica demora para perícia em cajus no caso das crianças envenenadas
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Jovem com câncer raro luta contra o tempo para realizar cirurgia que pode salvar sua vida
- Geral Aos heróis, a desonra!
- Geral Mulher é presa após atear fogo no companheiro em Elesbão Veloso
- Justiça Reviravolta! Juíza solta vizinha de crianças que morreram envenenadas em Parnaíba
- Segurança Pública Laudo atesta que criança de 7 anos foi estuprada antes de ser morta em Teresina