Gestores do Piauí participam de missão chinesa para trazer melhoria para a agricultura familiar
Representantes de universidade chinesa estão no Rio Grande do Norte em missão com gestores da agricultura familiar de estados do NordesteRepresentantes da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) estão participando da missão sino-brasileira, realizada em Natal, no Rio Grande do Norte, em busca de conhecer e validar áreas de testes de máquinas agrícolas fabricadas na China adaptadas à agricultura familiar. A missão iniciou nessa quinta (13/7), com recepção à comitiva, e segue até a próxima quarta-feira (19/7).
Participaram do primeiro dia do evento a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; o secretário do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do RN, Alexandre Lima, e outros representantes de secretarias dos Estados do Maranhão, Ceará e Paraíba. Representando a Agricultura Familiar do Piauí, participaram a diretora de fortalecimento da Base Produtiva da SAF, Josineide Costa, e o assessor técnico Mucio Mallan. A comitiva de especialistas em desenvolvimento de máquinas agrícolas de pequeno porte da Faculdade de Engenharia da Universidade Agrícola da China (CAU) foi chefiada pela professora Yang Minli.
A diretora de Fortalecimento da Base Produtiva da SAF conta que as atividades oportunizaram um maior conhecimento sobre as tecnologias desenvolvidas a partir da parceria do Consórcio Nordeste com a China. “Para nós da SAF, é muito importante para o conhecimento da tecnologia, bem como para pensar na forma de desenvolver ações. Nós estamos avançando em termos de tecnologia, olhando para o tipo de equipamento voltado para agricultura familiar. Nós já entregamos nesse período mais de 160 microtratores, que é um tipo de implemento, e agora vai ser testado aqui um novo modelo”, explica Josineide Costa.
A cooperação com a China visa a superar o baixo índice de mecanização agrícola na agricultura familiar, em especial no Nordeste, que fica, segundo o IBGE, em torno de 2,3% nesse setor específico. Para a diretora, a agenda vai ser importante para trazer novos conhecimentos da aplicação de tecnologia para a agricultura familiar no estado.
“Nós já estamos caminhando nessa construção no Piauí. Esses equipamentos irão se somar nesse processo de inovação tecnológica e mecanização para a agricultura familiar, podendo trazer melhoria para a vida dos agricultores, desde a erradicação da fome, à melhoria de condição de trabalho, ao aumento da renda. Então, é uma inovação tecnológica que resulta na melhoria de vida para o pequeno agricultor em nosso Nordeste”, pontua a diretora Josineide Costa.
A mecanização agrícola para a agricultura familiar do Nordeste é um dos temas principais da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste. A Câmara congrega os secretários de Agricultura Familiar dos nove estados nordestinos e tem como vice-coordenadora a secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares. A governadora do Rio Grande do Norte, que foi a anfitriã da missão sino-brasileira, destaca a pauta da mecanização agrícola como um dos temas dos gestores da agricultura familiar.
“A mecanização agrícola adaptada à realidade da agricultura familiar no Nordeste brasileiro é uma pauta que vem sendo discutida desde 2020 pela Câmara Temática do Consórcio Nordeste, que reúne gestores dos nove estados da região e que é coordenada por mim e pelo secretário Alexandre Lima”, afirma a governadora Fátima Bezerra.
A comitiva chinesa é composta por Yang Minli, presidente do Instituto Internacional de Equipamentos Agrícolas “Cinturão e Rota Inovação e Agricultura Inteligente”, a diretora da Faculdade de Engenharia da Universidade Agrícola da China (CAU); Zhang Zhao, professor da CAU; Dou Dong, professora assistente de pesquisa da CAU; Weiyan Zhu, coordenadora da Associação Internacional para a Cooperação Popular – IAPC – BAOBAB Ásia; Luiz Zarref, coordenador da Baobab América Latina; Cecília Santos, gerente de projetos da Baobab América Latina; e Chen Yihui, intérprete.
Para Yang Minli, o objetivo da missão é contribuir para desenvolver a agricultura familiar. “Assinamos um memorando de entendimento que também envolve o Ministério da Tecnologia da China para um intercâmbio de transferência de tecnologia e fabricação de equipamentos no Nordeste brasileiro, incentivando a produção de alimentos e a industrialização na região. Após esta viagem, vamos entregar um relatório ao Ministério da Tecnologia. Os equipamentos de pequeno porte facilitam a inserção das mulheres e jovens na produção. Na China, em média, a área de produção da agricultura familiar é de 0,7 hectares e a mecanização promoveu aumento da produtividade e a superação da pobreza”, cita a presidente do Instituto Internacional de Equipamentos Agrícolas.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Educação Corujão da Vitória: Seduc reúne 7 mil estudantes em última revisão do ano para o Enem 2024
- Educação Seduckathon: Estudantes piauienses aprendem com inovações tecnológicas e imersões culturais na Coreia do Sul
- Geral Moradores bloqueiam BR 135 no Sul do Piauí em protesto por morte de crianças
- Geral Polícia pede prorrogação de investigação contra influencers presos na Operação Jogo Sujo II
- Política Rafael Fonteles diz que aliados seguem acomodados com base nas eleições passadas
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Justiça Prisão preventiva de advogado em cadeia pública ou penitenciária viola Lei Federal 8.906/94; já decidiu o STF
- Geral Secretaria Nacional de Políticas Penais inicia workshop inédito sobre dignidade menstrual para servidoras prisionais
- Política Francisco Emanuel destaca que família Mão Santa será pilar de sua gestão em Parnaíba
- Geral Homem é resgatado após pular da Ponte Estaiada em Teresina nesta terça (29)
- Justiça Ex-servidor do Tribunal de Justiça do Piauí é preso acusado de alterar decisões judiciais