Governador autoriza ações para retomada de obras em aeroportos e aeródromos no Piauí
Quanto ao aeroporto de Oeiras, foi autorizada a finalização de um cronograma de execução da obra para que ela possa ser retomada o mais brevemente possívelNo início da tarde desta terça-feira (23), o governador Wellington Dias esteve em reunião com o secretário de Transportes, Hélio Isaias, por meio de uma videoconferência e discutiu sobre a atual situação de aeroportos e aeródromos de São Raimundo Nonato, Floriano, Uruçuí, Luzilândia, Oeiras, Bom Jesus e Cajueiro da Praia.
“Precisamos avançar nessa área dos aeroportos e aeródromos. Por isso chamei nosso secretário de Transportes e o coronel Leandro Castelo, chefe do Gabinete Militar, para acertamos o que é necessário para cada uma dessas pistas. Assim, autorizei algumas ações e vamos tomar providências para a política de melhoramento dos nossos aeroportos e aeródromos que são muito importantes para o desenvolvimento regional”, disse Wellington Dias.
O secretário Hélio Isaias explicou que em alguns aeroportos há apenas trabalho de limpeza e retirada de mato que atrapalham a pista durante pouso ou decolagem.
“Em São Raimundo Nonato, há a necessidade de limpeza da pista e desmatamento das laterais para que possamos continuar com o fluxo normal. Sobre o aeroporto de Floriano, colocamos ao governador a necessidade de algumas correções na lateral, também relacionadas à retirada de mato, para dar mais segurança às aeronaves. A casa de passageiro também vai passar por reforma”, disse o secretário.
Quanto ao aeroporto de Oeiras, foi autorizada a finalização de um cronograma de execução da obra para que ela possa ser retomada o mais brevemente possível. Em Luzilândia e Uruçuí serão elaborados os projetos para a execução de pistas asfaltadas.
O projeto do aeroporto de Bom Jesus, que é uma obra entre o Governo do Estado do Piauí e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também foi pauta.
“A discussão está bastante avançada e estamos na fase final da aprovação do projeto. Esperamos que, até o final deste mês, a Anac dê uma posição definitiva para que possamos lançar a licitação do aeroporto, que é extremamente importante para a região dos Cerrados”, explicou Hélio Isaias.
Para o governador Wellington Dias, “o aeroporto de Bom Jesus marcará um novo tempo na região sul do Piauí, integrando-a mais ainda ao Brasil”.
Foi tratada ainda a construção de um aeródromo para o município de Cajueiro da Praia.
“Já estamos avançados nesta obra com a realização da desapropriação da área. O projeto já foi finalizado e aprovado perante à CGE. Estamos encaminhando agora para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que, em breve, possamos também lançar essa obra importante para a região Norte do estado e para o nosso turismo”, disse Isaias.
Durante a reunião, foi tratada ainda a ampliação do Metrô de Teresina, cujos estudos de viabilidade técnica estão sendo finalizados e teve o projeto básico licitado.
“A modernização do Metrô de Teresina é a segunda etapa após a aquisição dos VLTs que já estão fazendo a diferença no conforto e ganho de tempo para os passageiros”, disse o governador.
Fonte: Governo do Estado do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Educação Salibom 2024 inicia com uma programação rica e diversificada voltada para todas as idades
- Piauí Piauí apresenta avanços tecnológicos implementados no Estado durante o Brasília Mais TI
- Piauí Governo do Piauí inaugura obras de pavimentação do OPA na zona leste de Teresina nesta quinta (28)
- Geral Desafios no Judiciário: Maria Clara denuncia falhas e morosidade, especialmente na Justiça Federal
- Justiça Thiago Mayson é expulso da UFPI quase dois anos após crime brutal contra Janaína Bezerra
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Mulher se joga de ponte na zona sul de Teresina
- Geral Acidente na BR-316 envolve dois veículos e causa danos materiais
- Geral Coronel tramou morte de Moraes com dados roubados após batida de carro
- Segurança Pública Operação Mute avança em sua 6ª fase com ações estratégicas no combate ao crime organizado em presídios
- Geral Dr. Carlos Júnior critica posturas de candidatos e defende voto por ideologia