Governador Rafael Fonteles comemora 100 dias de governo e destaca avanços nas diversas áreas

100 dias de trabalho: no caminho para transformar o Piauí no estado mais tecnológico do Brasil; uma meta ousada que visa melhorar o atendimento do serviço público

Todas as ações para a expansão tecnológica realizadas pelo Governo do Piauí nesses 100 dias foram focadas em ampliar a inclusão digital e criar soluções que possam facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos, com destaque para o compromisso assumido pelo governador Rafael Fonteles (PT), acerca de zerar as imensas filas nas cirurgias seletivas até o final de outubro deste ano em curso.

Foto: CCOM/PIAUÍGovernador Rafael Fonteles, acompnha atento, ao lado de auxiliares, lançamento dos 100 Dias de Governo
Governador Rafael Fonteles, acompnha atento, ao lado de auxiliares, lançamento dos 100 Dias de Governo

O governador Rafael Fonteles completou nesta segunda-feira (10/04) 100 dias à frente do Governo do Piauí com uma solenidade no Palácio do Karnak, em que destacou as principais ações e metas concluídas e em execução. A nova gestão é marcada por importantes medidas implementadas na segurança, saúde, infraestrutura, desenvolvimento econômico e social, nas ações para fortalecimento da educação em tempo integral e na transformação digital.

“Eu destaco um governo que está trabalhando muito focado no plano de gestão e está cumprindo boa parte do que foi prometido nos primeiro 100 dias. Na área da educação, poder anunciar o dobro de escolas de tempo integral em 100 dias de governo, que era a meta de 4 anos. Na segurança pública, começar a colher os resultados com a diminuição dos índices e também com a sensação de segurança melhorando gradativamente.

Saúde Pública

Na saúde pública, anunciamos zerar a fila de cirurgias eletivas até outubro deste ano. Na área de desenvolvimento econômico e infraestrutura, quantas obras pudemos inaugurar já colhendo o que plantamos lá na época do PRO Piauí? É com muito trabalho e compromisso em relação ao que nos comprometemos na campanha eleitoral, que tudo isto se torna possível”, comemorou o governador.

Foto: INSTAGRAM/RAFAEL FONTELESRafael Fontreles e equipe; na companhia especial do seu paí o médico Nazareno Fontes e a Primeira Dama
Rafael Fontreles e equipe; na companhia especial do seu paí, o ex-secretário de saúde, médico Nazareno Fonteles e a Primeira Dama, Isabel Fonteles

Agricultura Familiar

Os 100 primeiros dias de gestão da secretária, Rejane Tavares, à frente da pasta da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) é marcada pelo cuidado com os agricultores e agricultoras familiares, com ênfase num trabalho focado no desenvolvimento no campo e na qualidade de vida da população piauiense que se beneficia com produtos de mais qualidade na sua mesa.

Foto: Geirlys SIlvaAgriculturaa Familiar em destaque no Piauí
Agriculturaa Familiar em destaque no Piauí

Nos primeiros dias da gestão, a SAF já ganha novos contornos com uma proposta de planejamento estratégico da secretaria, onde foi reorganizado o organograma e criando novas superintendências, qualificando e trazendo uma melhor organização na instituição, no qual é importante destacar que pela primeira vez temos uma superintendência voltada exclusivamente para políticas públicas e o desenvolvimento da agricultura familiar junto às comunidades indígenas, quilombolas e povos originários do nosso estado.

Um grande saldo positivo foi a continuação de projetos como PSI (Piauí Sustentável e Inclusivo), do Pilares II, Garantia Safra, Crédito Fundiário, Progere e Cinturão Verde, que possuem como principal objetivo dar assistência aos agricultores e agricultoras familiares e fomentar a produção, na compra de produtos, dar a segurança ao direito à terra e moradia digna aos trabalhadores, além de investir no aprimoramento tecnológico para potencializar a produção.

Educação

O Governo do Estado iniciou um passo importante na estratégia de gestão para o avanço contínuo da educação do Piauí com o lançamento do programa Acelera Seduc, que tem como finalidade fortalecer a educação de tempo integral com a educação profissional e técnica concomitante, e com estratégias de gestão para fortalecer o ensino de qualidade nas escolas estaduais. Rafael Fonteles afirma que até o final de 2023 o Piauí terá 200 escolas de Tempo Integral, em 122 municípios.

Foto: CCOM/PIAUÍWashington Bandeira, entre alunas da rede estadual em Floriano, anuncia investimentos para melhoria educacional
Washington Bandeira, entre alunas da rede estadual em Floriano, anuncia investimentos para melhoria educacional

Também na educação, estão em execução a reforma, ampliação e modernização de 88 escolas; contratação de aproximadamente 150 professores e convocação de mais 500; investimentos na valorização profissional de R$ 236 milhões, incluindo pagamentos relativos ao Fundeb, Fundef e aprovação do piso do magistério; ampliação e equiparação das bolsas Fapepi e Capes/CNPQ; reforma e ampliação dos campi das Uespi; R$ 500 mil em investimentos para incentivo à inovação, pesquisa, tecnologia e empreendedorismo; dentre outros.

Implementos Agrícolas

Buscando apoiar os agricultores e agricultoras familiares no preparo dos solos e possibilitando o plantio das culturas no período de chuva, ampliando a área plantada e gerando mais renda, a SAF realizou a entrega de 24 microtratores acoplados e 14 patrulhas agrícolas mecanizadas que beneficiaram cerca de 1.200 famílias, proporcionando modernização para o pequeno agricultor.

Foto: Geirlys SIlvaSecretária da SASC, ex-governadora Regina Sousa participa com a SAF e o deputado Lima de ntrega de patrulha mecanizada
Secretária da SASC, ex-governadora Regina Sousa participa com a SAF e o deputado Lima de ntrega de patrulha mecanizada

Além disso, foram distribuídos 508 kits de irrigação para comunidades rurais em 36 municípios do Piauí.

Mais desenvolvimento sustentável e inclusão social

A promoção do desenvolvimento sustentável do meio rural é uma das competências da secretaria que vem atuando para dar assistência aos pequenos produtores e comunidades, além das instituições socioassistenciais.

A SAF investiu nos programas de distribuição de alevinos, mudas e sementes, garantindo uma distribuição de 200 toneladas de feijão e milho, 300 mil mudas de caju e 453 mil raquetes de palma forrageira que foram distribuídas para 50 mil famílias de agricultores e agricultoras familiares em todo o estado, garantindo com que o trabalhador e a trabalhadora rural tenha um início de ano produtivo, além de investir na geração de emprego e renda no campo por meio da compra dos alimentos produzidos pelo Programa Alimentação Saudável (PAS).

Através do PAS foram garantidos 15 milhões de reais para aquisição da produção da agricultura familiar e doação simultâneas para famílias vulneráveis, nos quais, 3 milhões foram investidos nos 100 primeiros dias, sendo adquiridas 230 toneladas de peixe, beneficiando 60 mil famílias entre agricultores e famílias vulneráveis.

É importante destacar que no dia 8 de março, Dia da Mulher, foi lançado o PAS Mulher e foram investidos 360 mil reais na compra de alimentos produzidos apenas por agricultoras familiares e que também beneficiaram diversas instituições socioassistenciais.

Ainda na promoção do desenvolvimento no campo para agricultores e agricultoras familiares em nosso estado, só nos primeiros 100 dias foram cadastradas mais de 63 mil pessoas no programa Garantia Safra e mais de 4 mil foram inseridas no programa de Incentivo à Irrigação, que concede aos trabalhadores e trabalhadoras do campo um desconto na fatura de energia elétrica.

O trabalho segue

Foram 100 dias de gestão e 100 dias de muito trabalho e a SAF segue neste ritmo, empenhada para o desenvolvimento da agricultura familiar em nosso estado, fazendo com que a nossa produção no campo possa crescer cada vez mais e além de gerar emprego e renda, levar comida à mesa de todos os piauienses e cumprir com o seu dever social. 

Segurança Pública e Prisional

A segurança Pública, conforme o entendimento do próprio governadro Rafael Fonteles, tem sido uma prioridade e envolve várias ações, como o aumento do efetivo das Polícias, começando pela Militar. Os próprios alunos do Curso de Formação já estão em estágio nas ruas, garantindo mais segurança para a população, porém vão efetivamente se engajarem quando em junho deste ano começarem a trabalhar com policiais empossados. o que deve ocorrer em Teresina, Picos, Floriano e Parnaíba.

Foto: CCOM/PIAUÍGovernador Rafael Fonteles e o secretária da SSP-PI, Chico Lucas de "olhos" na segurança para mitigar os efeitos da violência no Piauí
Governador Rafael Fonteles e o secretário da SSP-PI, Chico Lucas de "olhos" na segurança para mitigar os efeitos da violência no Piauí

O governo do Estado planeja que dos 1.600 nomeados, 1.100 já estarão em atividade em junho e o quantitativo restante até o final do ano. Ao longo do governo no mínimo 2.400 soldados serão recrutados para reforçar a PM.

Além do aumento do efetivo, os esforços também estão concentrados em qualificar a Inteligênci da Polícia Civil, Militar e Penal com a criação das delegacias que combatem o crime organizado.

No Sitema Prisional como atividade de segurança pública e ressocialização, por meio da Polícia Penal, a Secretaria da Justiça, à frente o coronel Carlos Augusto, já anunciou a construção da Casa de Detenção Provisória de Buriti dos Lopes, no Norte do Estado, cuja ordem de serviço foi assinada nessa segunda-feira (10/4) e o prazo para sua conclusão é de 360 dias.

O estabelecimento prisional deverá contar com cerca de 300 vagas, além de estrutura para salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, parlatório, consultórios para assistência à saúde e módulos de trabalho, o que trará melhores condições de dignidade para os detentos e consequentemente melhores condições de trabalho tanto para o policiais penais como para o pessoas da Assistência na Execução Penal.

O s recursos são oriundos do FUNPEN (Fundo Penitenciário Nacional) e atende a uma decisão do STF na ADPF 437 ajuizada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), cuja verba fora descontingenciada pela Suprema Corte há vários anos.

Foto: Sejus/divulgaçãoSecretário de Justiça, Carlos Augusto, diretor da Polícia Penal e técnicos anunciam ordem de serviço para construçção do novo estabelecimento penal
Secretário de Justiça, Carlos Augusto, diretor da Polícia Penal e técnicos anunciam ordem de serviço para construçção do novo estabelecimento penal

“Vamos resolver um gargalo na região Norte. Concluímos a reforma da Penitenciária de Esperantina e vamos para a construção dessa nova penitenciária em Buriti dos Lopes. Tenho a certeza que vamos fazer um grande trabalho, sempre buscando esse viés de criar novas vagas e oferecer condições às pessoas que cumprem pena no Piauí, para que elas possam retornar melhor para a sociedade”, destacou  o secretário da Justiça, Coronel Carlos Augusto.

Fonte: JTNEWS com informações da CCOM/PI

Comentários