Governo do Estado encerra primeiro lixão do Piauí em Água Branca

Ação pioneira no estado atende ao Programa Zero Lixões do Governo Federal

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realiza, nesta sexta-feira (07/7),  a solenidade de encerramento do primeiro lixão do estado, no município de Água Branca. A iniciativa faz parte do Programa Zero Lixões do Governo Federal. Para a ação pioneira, a pasta contará com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Água Branca.

Foto: Reprodução/ Tribuna do NordestePrograma 'Zero Lixões' é uma iniciativa do Governo Federal
Programa 'Zero Lixões' é uma iniciativa do Governo Federal

“A partir dessa ação, nós vamos avançar com uma política de destinação adequada de resíduos sólidos em que culmine com o encerramento de todos os lixões do Piauí”, afirma o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira.

Como ação continuada do encerramento do lixão em Água Branca, a Semarh realizará também o lançamento da Central Ecológica de Tratamento de Resíduos Sólidos do Médio Parnaíba, garantindo a destinação mais adequada e ecológica do lixo. O empreendimento beneficiará a população e o meio ambiente. “A inauguração do empreendimento é resultado de uma parceria público-privada com grande impacto social e ambiental, fazendo o Piauí  avançar mais ainda na agenda ambiental”, destaca Daniel Oliveira.

A terceira e última atividade da programação será mais um trabalho de peixamento, projeto que tem sido promovido em todo o estado pelo Governo do Piauí, por meio da Semarh. “A atenção aos nossos rios e sua revitalização é uma prioridade da Semarh. Por isso, temos promovido essa forte campanha no repovoamento das espécies de peixes nativos dos rios, açudes e barragens”, explica Daniel Oliveira, que destaca ainda como essa ação impacta na qualidade de vida da população piauiense com geração de emprego e renda. “Detectamos que moradores e pescadores das margens do rios se alimentam dos peixes e também garantem renda com a prática da piscicultura”, explica.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários