Gustavo Petro defende Lula por críticas a Israel: “Falou a verdade”

Além de endossar a fala de Lula, Petro cobra a efetividade da decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) que exigiu de Israel o esforço redobrado na proteção a civis na Faixa de Gaza

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, se pronunciou em seu perfil no Twitter em defesa do presidente Lula em meio ao atrito diplomático com Israel. O chefe de Estado colombiano afirma que o mandatário brasileiro não falhou com a verdade em suas críticas às ações do exército israelense, e defende uma ação conjunta por parte dos países sulamericanos em defesa da população civil na Palestina.

Foto: Folha - UolGustavo Petro, Presidente da Colômbia
Gustavo Petro, Presidente da Colômbia

“Expresso minha total solidariedade ao Presidente Lula do Brasil. Em Gaza há um genocídio e milhares de crianças, mulheres e idosos civis são cobardemente assassinados. Lula só falou a verdade e defende-se a verdade ou a barbárie nos aniquilará”, declarou Gustavo Petro. Ele é o primeiro representante de outro país a se manifestar sobre a declaração de Lula.

Foto: ReproduçãoTwitter do presidente da Colômbia
Twitter do presidente da Colômbia

O presidente Lula foi declarado persona non grata pelo governo israelense na última segunda-feira (19), em resposta a um discurso em que o petista comparou a violência exercida pelas forças armadas israelenses contra mulheres e crianças na Palestina às ações cometidas pelo governo alemão durante o Holocausto. Desde então, os dois países exigem que o outro se retrate.

Além de endossar a fala de Lula, Petro cobra a efetividade da decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) que exigiu de Israel o esforço redobrado na proteção a civis na Faixa de Gaza e o fornecimento de ajuda humanitária. “A decisão do CIJ sobre Israel deve gerar aplicação e consequências nas relações diplomáticas de todos os países do mundo”, apontou.

Fonte: JTNEWS com informações do Congresso em foco

Comentários