Livro “Prisões, Violência e Sociedade: Saberes em Perspectivas” é lançado na UFJF-MG
A obra propõe evidenciar os “saberes em diferentes perspectivas” que pesquisadores identificam na complexa discussão sobre justiça e segurança pública no Brasil.A cerimônia de lançamento do livro “Prisões, Violência e Sociedade: Saberes em Perspectivas” ocorreu na última quarta-feira (06/12), no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais, durante o VII Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão.
A obra reúne conhecimentos e análises elaboradas por pesquisadores, especialistas e operadores do sistema de justiça criminal (policiais penais estaduais e federais, peritos, membros do poder judiciário, entre outros), que atuam em harmônica simbiose entre a produção do conhecimento e o desenvolvimento de suas funções profissionais em prol da defesa e pela manutenção da paz social.
O livro é organizado pelas Doutoras, Eli Torres, Gesilane Maciel e Maria João Leote e tem a intenção de ampliar a visibilidade de temáticas prisionais ainda marginalizadas no país.
A contracapa é constituída por recomendações de João Marcos Buch, Desembargador Substituto do TJSC; Rafael Velasco Brandani, Secretário Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública e de Sílvio Rogério Grotto, Defensor Público Federal.
A contracapa é constituída por recomendações de João Marcos Buch, Desembargador Substituto do TJSC; Rafael Velasco Brandani, Secretário Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública e de Sílvio Rogério Grotto, Defensor Público Federal.
Os artigos apresentam contribuições que trazem insights valiosos e informações embasadas em pesquisas articuladas às experiências profissionais. Tudo isso, faz com que a diversidade nas perspectivas e abrangência dos temas examinados torne esta obra uma referência indispensável para estudantes, investigadores, profissionais e formuladores de políticas públicas que buscam aprofundar seus conhecimentos a respeito dos ciclos vivenciados no âmbito do sistema de justiça criminal.
A obra coletiva busca evidenciar os “saberes em diferentes perspectivas” onde os autores e autoras mergulham nas complexidades que permeiam as discussões sobre justiça e segurança pública no Brasil. Os pesquisadores vão além, ao explorarem os meandros mais profundos do sistema penal, por meio de uma jornada de reflexão crítica, analisando as raízes da violência, suas manifestações dentro das prisões e o impacto que essa dinâmica tem sobre a sociedade envolvente.
É um convite à reflexão sobre o sistema penal, o enfrentamento às violências e ao crime organizado, o aprimoramento de políticas de segurança e o acesso às assistências penais. Por outro lado, a leitura também nos desafia a enfrentar nossos próprios preconceitos e conceitos arraigados socialmente.
Os autores pretendem que os artigos sejam fonte de inspiração para a formulação de novos conhecimentos, em especial, para aqueles que se dedicam a compreender e elaborar soluções para os desafios enfrentados pelo sistema prisional, impulsionando, assim, a busca por uma transformação social nas prisões, onde a privação de liberdade seja equilibrada com a oportunidade de reabilitação reintegração, baseado no respeito aos direitos humanos”.
Marcelo Semer, Doutor em Direito Penal e Criminologia (USP), escritor e Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, também prestigiou o lançamento do livro.
O livro foi destaque no site do Partido do Trabalhadores – PT por meio do qual o Setorial Nacional de Segurança Pública do PT parabeniza o lançamento da Obra.
Ao JTNEWS, o coautor do capítulo "O Posicionamento Estratégico da Inteligência no Contexto da Segurança Pública no Brasil”, o Policial Penal Federal, membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária – CNPCP e Mestre em Gerenciamento de Projetos, Diego Mantovaneli destacou a importância do lançamento do livro e enfatizou que a obra é um espaço de grande importância para compartilhar conhecimentos e experiências de temas que afetam diretamente a população.
"Agradeço às organizadoras por poder participar dessa edição e estimulo aos que se interessam pelos temas e também aos membros da sociedade tanto afetada pela violência e desigualdade que adquiram e leiam essa maravilhosa obra.", disse Diego Mantovaneli.
Também são autores do livro: Walter Nunes da Silva Junior, Gesilane de Oliveira Maciel José, Cristiano Torquato Tavares, Claudenir dos Santos, Priscila Dias Ferreira, Robson Ferreira Polito, Madona Louize Gabry Taboas, Suelen Pinheiro Andrade, Bruno Santos de Oliveira, Cleidson Nogueira Dias, Bruna Pimenta Soares, Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli, Victoria Beattriz da Silva Pacheco Moreira, Maria de Fátima de Souza Moreno, Jeane da Silva Barreto Rebouças Correia, Miguel Barthiman dos Santos, Flávia Fernandes Pinto, Alessandra Siqueira dos Santos, Elida Damasceno Braga, José Ferdinando Ramos Ferreira, Mônica Renata Dantas Mendonça, Carlos Raul Etualin e Mércia Teodoro Batista.
O livro “Prisões, Violência e Sociedade: Saberes em Perspectivas” pode ser adquirido pelo site da editora CRV [Clique aqui].
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
- Geral Motoristas e cobradores de ônibus fazem paralisação por falta de pagamento em Teresina
- Piauí Agropecuária do Piauí registra maior crescimento de empregos formais nos últimos anos, aponta estudo da Cepro
- Piauí Bombeiros intensificam alertas para chuvas em Picos nesta segunda (20)
- Geral Prefeito Sílvio Mendes quer iniciar implantação de ônibus elétricos em Teresina
- Justiça Ministério Público denuncia cabo da Polícia Militar do Piauí por estelionato
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Motoristas e cobradores de ônibus fazem paralisação por falta de pagamento em Teresina
- Piauí Comandante-geral da PM do Piauí anuncia nova turma do curso de oficiais
- Geral Estudante de medicina veterinária morre em acidente após colidir com vaca na BR-407, em Jaicós - PI
- Geral Bandidos armados invadem casa do vereador de Teresina, João Pereira (PT), e fazem família refém
- Justiça Homem que chamou delegado Matheus Zanatta de "ladrão" é condenado a 2 anos de prisão