Passe Livre de idosos e pessoas com deficiência retornam a partir da próxima quinta (10) em Teresina
Ao procurar a unidade de CRAS, o usuário será cadastrado e realizará o agendamento da data de recebimento do seu Passe Livre, que será entregue na sede da SemcaspiIdosos e pessoas com deficiência com interesse na gratuidade do transporte já podem dar entrada ao processo de cadastramento para emissão do Passe Livre Municipal no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo.
![Passe Livre](/media/image_bank/2020/9/passe-livre.jpg)
O serviço, oferecido pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), encontrava-se suspenso em virtude da pandemia do Novo Coronavírus. O processo de emissão e entrega dos cartões terá início na próxima quarta-feira (10).
Ao procurar a unidade de CRAS, o usuário será cadastrado e realizará o agendamento da data de recebimento do seu Passe Livre, que será entregue na sede da Semcaspi.
A documentação exigida consiste em cópias do RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico que comprove deficiência, se necessário. Para receber seu cartão, a pessoa deve portar um comprovante de agendamento emitido durante o cadastro.
Tendo em vista que o Passe Livre contempla grupos de risco, esse retorno deve se dar de forma gradual. “Como são 19 unidades de CRAS encaminhando usuário diariamente para receber o Passe, os atendimentos serão um pouco reduzidos: não vamos atender a mesma quantidade que atendíamos antes da pandemia para não causarmos aglomerações", ressalta Larissa Rêgo, assistente social da Gerência de Proteção Social Básica do órgão.
"Mas todos serão contemplados de acordo com os agendamentos, e faremos o máximo para agilizar esse processo e dar vazão a essa demanda, que está acumulada por esse período de pandemia”, conclui.
Tem direito ao benefício do Passe Livre: usuários com 65 anos ou mais e pessoas com algum tipo de deficiência, seja física, auditiva, intelectual ou mental, visual ou múltipla que sejam comprovadamente carentes financeiramente. A população pode entrar em contato com o 3131-4725 ou com a unidade socioassistencial mais próxima e solucionar eventuais dúvidas restantes.
Fonte: JTNEWS com informações da Prefeitura de Teresina
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