Piauí registra taxa de presença de 74,3% no Enem, superando a média nacional
Com um total de 107.979 inscritos, o Piauí superou a média nacional de 69,4%, que representa a porcentagem de alunos que compareceram às provas.No segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nesse domingo (10), o estado do Piauí apresentou uma taxa de presença de 74,3%, posicionando-se como o terceiro estado com mais participantes da avaliação, atrás apenas do Ceará (75,7%) e Sergipe (75,2%). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Com um total de 107.979 inscritos, o Piauí superou a média nacional de 69,4%, que representa a porcentagem de alunos que compareceram às provas. A taxa de ausências no estado foi de 25,7%, também inferior à média do Brasil, que ficou em 30,6%.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, comemorou os resultados, ressaltando o esforço da Secretaria da Educação (Seduc) em preparar os alunos para o exame. "Essa taxa de presença mostra o trabalho que fizemos durante todo o ano para garantir que nossos estudantes comparecessem aos dias de prova", afirmou o gestor.
Bandeira também destacou que o período para solicitar a reaplicação das provas vai de 11 a 15 de novembro, permitindo que os alunos façam o pedido por motivos de logística ou doenças infectocontagiosas, conforme previsto no edital. As provas de reaplicação estão agendadas para os dias 10 e 11 de dezembro. Quanto ao gabarito, que deve ser divulgado no dia 20 de novembro, o ministro da Educação, Camilo Santana, indicou a possibilidade de antecipação, embora ainda não haja uma data nova confirmada.
O secretário comentou as declarações do ministro sobre possíveis mudanças no Enem 2025. "Nosso ministro da Educação, Camilo Santana, destacou em coletiva recente que está em estudo a possibilidade de integrar o Enem ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), permitindo que os alunos do 3º ano usem o exame como parte dessa avaliação. Além disso, há uma proposta para reimplantar a certificação do ensino médio via Enem, em vez do Encceja, com o objetivo de fortalecer o exame e facilitar o acesso ao ensino superior. Essas iniciativas ainda estão em fase de avaliação, e mais informações serão divulgadas antes das inscrições do Enem no próximo ano”, destacou o gestor.
O resultado final do Enem será anunciado em 13 de janeiro de 2025. Além do Piauí, outros estados com bons resultados foram Sergipe (75,2%), Rio Grande do Norte (74,2%) e Paraíba (73,1%), evidenciando o destaque da região Nordeste na participação do exame.
Em todo o Brasil, mais de 4,3 milhões de estudantes compareceram ao segundo dia de provas, que ocorreram em 149.724 salas, distribuídas por 1.753 municípios. Durante essa fase do exame, os alunos responderam a 90 questões nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 5 horas de avaliação.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Geral Homem morre atropelado ao tentar atravessar a BR 343 em Parnaíba
- Educação Prefeito Sílvio Mendes nomeia 323 diretores das escolas da rede municipal
- Segurança Pública Acusada de assalto é presa pela Polícia Civil na Vila Irmã Dulce
- Política Prefeitura de Teresina anuncia aumento na isenção do IPTU
- Segurança Pública Comerciante acusado de violência doméstica é preso no bairro Ilhotas
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Motoristas e cobradores de ônibus fazem paralisação por falta de pagamento em Teresina
- Piauí Comandante-geral da PM do Piauí anuncia nova turma do curso de oficiais
- Geral Estudante de medicina veterinária morre em acidente após colidir com vaca na BR-407, em Jaicós - PI
- Geral Bandidos armados invadem casa do vereador de Teresina, João Pereira (PT), e fazem família refém
- Justiça Homem que chamou delegado Matheus Zanatta de "ladrão" é condenado a 2 anos de prisão