Polícia Civil do Piauí alerta para golpes no aplicativo WhatsApp

A Polícia Civil ainda alerta que os criminosos escolhem se passar por profissionais da saúde que tem perfil aberto no Instagram, pois a partir daí obtêm as fotos para usar no perfil falso

A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da Delegacia de Combate aos Crimes de Informática (DRCI), fez um alerta nesta quarta-feira (15) para que as pessoas não caiam em golpes realizados por estelionatários por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.

Foto: DivulgaçãoGolpes no WhatsApp
Golpes no WhatsApp

Para realização do estelionato, os criminosos utilizam diversos números de WhatsApp e ostentam fotos de médicos e dentistas em seus perfis, e então contatam os familiares de tais profissionais, por meio de mensagens no mesmo aplicativo, nas quais os criminosos afirmam que são aquelas pessoas das fotos e que haviam mudado o número de WhatsApp.

Após algumas trocas amistosas de mensagens, os criminosos solicitam que os familiares atualizem o número de contato, e em seguida afirmam que necessitam pagar alguma dívida e estão sem acesso ao app do Banco no momento.

Desta forma, as vítimas acreditam nos pedidos e realizam as transferências bancárias, acreditando estar falando com seus familiares.

Policias Civis de vários estados já têm trocado informação para a repressão adequada a esse crime. A maioria dos disparos de mensagem identificados têm partido de dentro do sistema prisional de alguns estados.

Nesse tipo de golpe, não há hackeamento da conta de WhatsApp da pessoa por quem estão se passando.

A Polícia Civil ainda alerta que os criminosos escolhem se passar por profissionais da saúde que tem perfil aberto no Instagram, pois a partir daí obtêm as fotos para usar no perfil falso.

Fonte: JTNEWS com informações da Polícia Civil do Piauí

Comentários