Semana Nacional do Trânsito é lançada em Teresina com grande movimentação

Todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade. O tema definido para 2019 é “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”

A Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. 

Todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade. O tema definido, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para o ano de 2019 é “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”.

Foto: Adriana Marques /JTNewsAbertura da Campanha
Abertura da Campanha

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem como objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para ações que transformem o trânsito em um ambiente seguro.

O tema de 2019, “No trânsito, dê sentido à vida”, segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros.

A Semana Nacional do Trânsito faz parte da estratégia educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determinada pela Resolução nº 771/2019, que vai durar até 2020.

Foto: Adriana Marques/JTNewslegenda
Semana Nacional do Trânsito na Praça do Liceu em Teresina Piauí

Em Teresina (PI),  a abertura da Campanha foi realizada na Praça do Liceu, com ações promovidas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (STRANS), em conjunto com órgãos parceiros, onde estão acontecendo atividades educativas com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Hospital de Urgência de Teresina (HUT), SAMU, DETRAN, SEST SENAT, BPRE, OAB entre outros. 

A gerente de educação da STRANS, Samyra Moura, fala sobre a importância dessa iniciativa para trazer o conhecimento, especialmente, para as pessoas jovens que estão começando a conduzir veículos.

“Os meninos que estão começando a pensar em pilotar uma moto e a dirigir um veículo (principalmente automóvel), é preciso lembrar a eles que é muito importante adquirir a carteira de habilitação antes disso. Porque a gente, tem aqui em Teresina, várias pessoas pilotando motos sem habilitação e os integrantes desse grupo de motociclistas são os que mais se acidentam e morrem. Foram 148 mortes em 2018, muitas vidas foram levadas pela imprudência no trânsito e essa conscientização se faz necessária”, explicou Samyra.

Foto: Adriana Marques/JTNewslegenda
A gerente de educação da STRANS, Samyra Moura, fala sobre a importância dessa iniciativa.

Samyra fala ainda, que muitas das imprudências de trânsito são causadas por condutores em alta velocidade e que faz consumo de bebida alcoólica e saem dirigindo embriagados, e que a fiscalização tem que ser feita, não só pela Strans, mas por toda a sociedade.

“É preciso que a sociedade se una aos órgãos de trânsito. Os órgãos fazem as leis, fiscalizam, educam, conscientizam, mas eles não estão ali 24 horas no dia a dia, então temos que trabalhar essa conscientização na sociedade. Pois, depois que acontece o acidente não tem mais jeito de evitar”, complementa Samyra.

Ainda segundo a gerente de educação do trânsito, Samyra, as ações se estendem até quinta-feira (25), com atividades em órgãos públicos, nos centros de convivências de idosos e várias escolas da capital, com ações educativas, panfletagens sobre a campanha e o apelo para ajudar na fiscalização das infrações, de toda a comunidade.

Foto: Adriana Marques/JTNewslegenda
Renata Paola, coordenadora do Sest/Senat, fala que o foco é que sejamos empáticos no trânsito.

A coordenadora do Sest/Senat , Renata Paola, fala sobre a participação do órgão nesta campanha no sentido de promover a empatia no trânsito. 

“Nós trabalhamos, tanto com a parte de saúde quanto com a parte de educação, então nosso público é desde o jovem aprendiz, que está sendo inserido no mercado de trabalho, quanto os profissionais que já estão na rotina do trânsito. Trabalhamos a consciência do trânsito para promover o respeito e a empatia.

Nosso lema esse ano nesta semana nacional do trânsito é a empatia. Não adianta querer chegar à frente se você atrapalha o outro, comete infrações e deslizes que vai impactar a sua vida e a do outro. Nosso foco é que sejamos empáticos no trânsito, possamos respeitar o outro, respeitar o nosso espaço e dar ao outro a possibilidade de ser respeitado”, disse Renata.

A professora e gestora de Recrusos Humanos, Aryaddyna Feitosa que é motociclista há 2 anos, fala o quanto é importante trabalhar essa conscientização e educar as pessoas no trânsito:

“Eu já piloto há mais de 2 anos e tenho ainda muito medo e dificuldade no trânsito, porque as pessoas que dirigem não têm respeito pelos pedestres e os motociclistas. Há 15 dias eu sofri um acidente no trânsito, eu estando parada no semáforo, um senhor bateu na traseira da minha moto e ainda foi muito agressivo e ignorante. Hoje me sinto até receosa em parar no semáforo.  Essa atitude é frequente no meu dia a dia, a falta de respeito e a conscientização. A strans já faz um bom trabalho, mas é preciso ainda muito para que possamos melhorar”, relata a professora Feitosa. 

O agente de trânsito, Hudson Rabelo fala que esta Semana Nacional do Trânsito visa principalmente essa conscientização da sociedade para a vida no trânsito mudando a mentalidade destes, para que fiquem atento ao perigo que é a imprudência.

Foto: arquivo pessoal/jadson hudsonhUDSON
O agente de trânsito, Hudson Rabelo em trabalho nas ruas da Capital do Piauí.

“Não só o condutor de veículos, mais também os pedestres, os órgãos públicos e toda a comunidade são convidados a participar dessa ação. Nos anos anteriores, essa campanha se estendeu por todo o ano e não apenas na semana do evento, e agora em 2019 temos essa mesma proposta. Aqui na Strans já estamos trabalhando esse tema desde o início do ano de 2019, quando foi lançado o slogan da campanha “No trânsito o sentido é a vida” e, iremos estender até o fim do ano, pois o principal objetivo que temos, é fazer com que a população reflita sobre o seu papel no trânsito, todos são envolvidos e precisam se colocarem no lugar do outro para prevenir vidas”, concluiu Hudson. 

A ideia chave da campanha é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro. Conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

O encerramento da campanha em Teresina será no dia 25, no Centro de Convivência da Redenção, às 8h.

De acordo com a Res.771/19 do Contran, a campanha deverá se estender por todo ano de 2019.

No Portal do Trânsito você poderá acompanhar a programação da Semana Nacional de Trânsito nas principais capitais brasileiras.

Fonte: JTNews

Comentários